terça-feira, 22 de julho de 2025

Paço Imperial terá exposição em 2026 para celebrar 100 anos da Art Déco


O Paço Imperial, no Centro do Rio, será palco em 2026 de uma exposição especial para celebrar o centenário da Art Déco, movimento que marcou profundamente a arquitetura e o design no século XX. A mostra vai lembrar os cem anos da primeira grande exposição do estilo, realizada em 1925 em Paris, durante a Exposição Internacional de Artes Industriais e Decorativas Modernas. As informações são do Platô BR.

No Brasil, a influência do Art Déco está eternizada em monumentos icônicos como o Cristo Redentor, no Rio, e o Elevador Lacerda, em Salvador.

Com curadoria do professor Paulo César Garcez Marins, da Universidade de São Paulo e diretor do Museu do Ipiranga, a exposição contará com 330 peças da Coleção Menasche, considerada uma das três maiores do mundo no acervo de obras do francês Camille Fauré, artista que se destacou pelo uso do esmalte nas artes decorativas.

A mostra será dividida em três módulos: o primeiro trará um panorama global da Art Déco; o segundo destacará artistas e materiais da Europa; e o terceiro será dedicado exclusivamente às obras em esmalte de Fauré.

“É uma oportunidade rara de ver reunido no Brasil um acervo tão significativo da Art Déco, em um espaço histórico como o Paço Imperial”, destacaram os organizadores.