sexta-feira, 25 de julho de 2025

Navio de guerra atrai atenções no Rio Innovation Week 2025


Em 2025, inovação e tecnologia vão ocupar não apenas os armazéns do Pier Mauá, mas também o mar. Pela primeira vez, o Rio Innovation Week terá a participação de um navio militar como parte de sua programação: o porta-helicópteros NAM Atlântico, maior embarcação da Marinha do Brasil, será ancorado no local como símbolo da conexão entre defesa, ciência e desenvolvimento tecnológico. Com 203 metros de comprimento e 30 metros de altura — o equivalente a um prédio de dez andares —, o navio abrigará experiências de realidade aumentada, robótica, simuladores e atividades imersivas voltadas ao futuro.

A proposta ambiciosa é apenas um dos muitos destaques da quinta edição do Rio Innovation Week, que acontece de 12 a 15 de agosto no coração da zona portuária carioca. Consolidado como o maior evento global de inovação da América Latina, o RIW 2025 amplia sua estrutura em 20%, com 90 mil m² dedicados à criação, ao debate e à inspiração. Ao todo, 40 palcos simultâneos receberão mais de 400 expositores, 2 mil startups e cerca de 185 mil visitantes esperados, com expectativa de movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios.

Sob o tema “Um olhar através da ética”, o evento deste ano propõe refletir sobre o papel da tecnologia em uma sociedade cada vez mais digitalizada. O objetivo é claro: provocar discussões que ultrapassem o deslumbramento com a inovação e proponham um desenvolvimento mais humano, responsável e inclusivo.