O Bloco de Carnaval ‘Cordão da Bola Preta’ passa a ser considerado patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado do Rio. A determinação consta na Lei 10.902/25, de autoria do deputado Vitor Júnior (PDT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou e foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (24/07).
O Cordão da Bola Preta, fundado em 1918, tem 106 anos de história, sendo o mais antigo bloco de carnaval do Rio de Janeiro, um dos mais antigos do país e último representante remanescente dos antigos Cordões Carnavalescos que existiam no Rio no início do Século XX.
O Bola Preta desfila tradicionalmente todo sábado de carnaval no centro da capital fluminense, começando por volta das 9h e indo até as 14h. O bloco também sai na sexta-feira imediatamente anterior à abertura do carnaval.
“Não podemos falar de carnaval sem mencionar a magia dos blocos que transformam as ruas em verdadeiros palcos a céu aberto. No calor da rua, o Bola Preta se revela como um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e gestos, onde as diferenças se diluem na alegria contagiante da folia”, declarou Vitor Júnior.