sexta-feira, 18 de julho de 2025

Jair Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal e terá que usar tornozeleira eletrônica


A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (18), mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. As ações foram realizadas simultaneamente na residência do ex-mandatário, localizada no bairro Jardim Botânico, e em seu escritório político, instalado na sede nacional do Partido Liberal, ambos em Brasília.

Segundo aliados ouvidos pela coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Bolsonaro estava em casa no momento em que os agentes federais chegaram. Vídeo mostra movimentação de carros da PF ao redor da casa do ex-presidente:


Risco de fuga

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente terá que usar tornozeleira eletrônica a partir de agora, segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. A medida foi tomada após ministros da Corte identificarem sinais de que Bolsonaro estaria tentando deixar o país. Segundo apurações, há suspeitas de que ele planejava pedir asilo político ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Com a nova determinação, Bolsonaro passará a ser monitorado em tempo integral, 24 horas por dia.

As medidas cautelares ocorrem em meio à crise diplomática desencadeada por Trump, que anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O republicano condicionou a retirada das sanções à suspensão da ação penal contra Bolsonaro, que ele tem chamado de “perseguição”.

Na quinta-feira (17), Trump divulgou uma nova carta, desta vez endereçada diretamente ao ex-presidente brasileiro. No texto, publicado em sua rede social Truth Social e assinado com o timbre da Casa Branca, ele pede o encerramento imediato do processo judicial.

“Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto”, escreveu Trump no documento. Bolsonaro, por sua vez, agradeceu a carta através de vídeo publicado nas redes sociais.

Ações intensificadas no entorno de investigações contra Bolsonaro

As buscas desta sexta-feira ampliam o cerco da PF sobre o ex-presidente, que é alvo de diferentes investigações conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal e por órgãos de controle. As apurações envolvem, entre outros temas, suspeitas de tentativa de golpe de Estado, adulteração de cartões de vacina, uso indevido da estrutura da Presidência da República e movimentações financeiras da família Bolsonaro.

Apesar do silêncio oficial, aliados afirmam que a defesa do ex-presidente já foi acionada e acompanha o desenrolar da operação.