quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Quissamã recebe o Mamógrafo Móvel do Estado

(Foto: divulgação)
Como parte das ações da secretaria municipal de Saúde na campanha Outubro Rosa, o Mamógrafo Móvel do Governo do Estado estacionou em Quissamã nessa terça (23) e segue com atendimento nesta quarta-feira (24). O caminhão está localizado no Parque de Exposições e atende de 8h às 17h. Cerca de 130 mamografias e 70 ultrassonografias de mama serão realizadas nos dois dias.

A secretária de Saúde, Simone Flores, explicou como será o atendimento. “Os funcionários da secretaria estão indo até as residências das mulheres que estão com pedidos cadastrados na Central de Exames, para mamografia e ultrassonografia, entregando as requisições para a realização dos exames”, destacou.

A realização de mamografia é importante na identificação precoce do câncer de mama e reduz, significativamente, o risco de mortalidade. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame a cada dois anos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados anualmente no Brasil mais de 55 mil novos casos.

Atualmente, há cerca de 128 pedidos para mamografia e 70 para ultrassonografia de mama na fila de espera do município. Com ação desta semana, a previsão é que a fila de espera seja zerada.