segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Jovens devem procurar Centro de Saúde e UBS para vacinação contra o HPV

(Foto: divulgação)
A Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém a orientação à população para a imunização de jovens contra o vírus HPV (Papilomavírus Humano). Os pais devem procurar por um posto de vacinação mais próximo ou o Centro de Saúde, levando a caderneta de saúde do adolescente. O público-alvo são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. 

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o de colo de útero, garganta ou ânus.

É muito importante que os pais vacinem seus filhos. A vacinação é feita em duas doses, mas nos casos de pessoas com idade entre 9 e 26 anos, com HIV, câncer ou que já realizaram transplante de medula óssea, a imunização é realizada em três doses — destacou a Assessora Chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, existem mais de 150 tipos de HPV, sendo que desses, 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo de útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuídos à infecção pelo HPV.