quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Horário de verão começa no neste domingo


Moradores de dez estados do Brasil, além do Distrito Federal, terão que adiantar os relógios em uma hora, no próximo dia 4 de novembro. Na virada de sábado para domingo, vai começar o horário de verão, que se estenderá até as 23h59 de 16 de fevereiro de 2019 (terceiro sábado do mês). O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica.

O ajuste nos relógios deverá ser feito nas regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal).

Em 2018, a duração do horário de verão será mais curta do que o normal. Historicamente, esse período começa no terceiro domingo de outubro, mas foi adiado este ano por conta do segundo turno das eleições, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso aumentaria a diferença de horário entre os estados do Sul e do Sudeste e os que já têm fuso diferente, atrapalhando a divulgação dos resultados das urnas.

Além disso, o governo federal chegou a informar, no início deste mês, que o horário de verão começaria somente em 18 de novembro, para não prejudicar os alunos que vão fazer a prova no Enem neste dia 4, em todo o país. O Planalto, no entanto, voltou atrás e manteve a implantação para o próximo fim de semana.

As idas e vindas sobre a data de início acabaram provocando confusão na programação das empresas de telefonia móvel. Milhares de usuários relataram a mudança automática do horário em seus aparelhos, nas últimas semanas. Até relógios de rua foram afetados pela confusão.

O governo federal também já havia anunciado, em setembro do ano passado, a intenção de abandonar o horário de verão a partir de 2018. Um estudo do Ministério de Minas e Energia, feito em 2017, revelou que a medida já não seria tão eficaz, pois o consumo de eletricidade no país não estaria mais ligado ao horário, mas à temperatura.

Com o passar dos anos, os picos de consumo passaram a ser registrados nos momentos mais quentes ao longo do dia, com grande utilização de aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, sobretudo no comércio.






Fonte: Extra