sábado, 20 de outubro de 2018

Companhia Petropolitana de Trânsito planeja esquema de trânsito para o Natal Imperial

(Foto: divulgação)
Com a proximidade do Natal Imperial, que este ano começa no dia 30 de novembro e será estendido até 20 de janeiro de 2019, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte, a CPTrans, já planeja o esquema de trânsito para o período do evento, que deverá receber mais de 330 mil pessoas, assim como no ano passado. Mais uma vez, veículos de turismo terão prioridade e, por isso, as vagas de estacionamento e de embarque e desembarque serão ampliadas. Em 2017, Petrópolis recebeu mais de 800 ônibus de turismo no período e a expectativa é de que este número seja ainda maior nesta edição.

Um dos maiores eventos da cidade exige um planejamento adequado. Como no ano passado, quando o trânsito fluiu bem, a prefeitura quer um trânsito ainda melhorar este ano. O Natal Imperial atrai turistas, lota a cidade e um trânsito fluído torna a experiência na cidade ainda mais completa.


Algumas mudanças para o setor foram apresentadas nesta quarta-feira (17.10), na CPTrans, em reunião entre a companhia e guias de turismo. Entre as medidas planejadas estão a ampliação das vagas em frente ao Museu Imperial e no entorno do Palácio de Cristal; a reserva dos estacionamentos dos dois lados da Avenida Tiradentes, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara; nova sinalização e novo regulamento para a Praça 14 Bis, inclusive com a ampliação do horário destinado exclusivamente para ônibus de turismo; área específica para estacionamento no Quitandinha, entre outras.


Segundo o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira, a parceria com os guias é fundamental. “Eles nos ajudam a fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível. O Natal Imperial é um dos principais eventos da cidade e estamos planejando o esquema de transito para que tanto turistas quanto petropolitanos aproveitem a festa sem qualquer problema”, frisa. “Os guias são a porta de entrada do turista na cidade. Por isso é tão importante que em qualquer planejamento a gente ouça o que eles têm a dizer. A parceria é muito importante para ajustar e melhorar o que for necessário para o setor”, completa o diretor de turismo e eventos da Turispetro, Marcelo Florêncio.


No ano passado, a festa garantiu a injeção de R$ 220 milhões na economia do município e foi um dos principais eventos da cidade, com restaurantes, hotéis e comércio lotados durante todo o mês de dezembro. A estimativa é de que mais de 330 mil pessoas tenham passado pelos 36 dias de festa. Neste ano, serão 52 dias, e, por isso, a expectativa é de que os números sejam ainda maiores. “A expectativa é muito grande. Já estou com todos os fins de semana de dezembro bloqueados para o Natal. E essa parceria dos profissionais que atuam com turismo com os órgãos públicos é fundamental, tem que existir sempre”, explicou a guia Raquel Neves.