sábado, 20 de outubro de 2018

Itaipava recebe encontro de motorhomes no Parque Municipal

(Foto: divulgação)
O Parque Municipal, em Itaipava, recebe, até domingo (21), o 5º Encontro Nacional de Campismo, do Grupo Amigos do Rio, que reúne motorhomistas de todo país. Ao todo, estão em Petrópolis cerca de 130 pessoas, em 70 motorhomes vindos não só de cidades do Rio de Janeiro, como também de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, entre outros estados. O encontro comemora os 12 anos de fundação do grupo e tem movimentado restaurantes, comércio e atrativos da região.

Em verdadeiras casas sobre rodas, com direito a quartos, banheiro e até cozinha completos, os veículos estão parados no estacionamento do parque. Os motorhomistas começaram a chegar na última segunda-feira (15.10) e desde então têm promovido atividades coletivas, inclusive com passeios pela cidade. Grupos já visitaram a Rua Teresa, a Cervejaria Itaipava, entre outros atrativos. Eles também têm aproveitado o comércio e restaurantes da região.


“Gostamos muito de Petrópolis. Esse é o quinto encontro oficial, mas já viemos várias outras vezes para a cidade. Alguns motorhomistas vêm puxando seus carros de passeio e têm aproveitado para sair, passear pela cidade, ir a restaurantes. É um intercâmbio muito bom com colegas de outras cidades”, destaca o presidente do grupo, Vicente Alparone.

O evento é apoiado pela prefeitura, através da Turispetro. Em contrapartida, além contratarem atrações locais e movimentarem a economia da região, cada motorhome trouxe cinco quilos de alimentos não perecíveis para serem doados na cidade. Durante o encontro, eles trocam experiências, fazem refeições comunitárias, e comemoram com atrações culturais.

“O primeiro motorhome do meu marido foi de 1976, e já estamos no 16º modelo. É a nossa casa em qualquer lugar do mundo. Somos aposentados e moramos em Araruama. E conseguimos ir para qualquer lugar com ele. Adoramos”, explica a aposentada Eliane Moreira, lembrando que o casal ainda leva em todas as viagens sua cachorrinha.

O prefeito Bernardo Rossi, destaca que desde o ano passado a prefeitura vem investindo em receber bem eventos como esse, que são importantes para a cidade.“Temos conseguido deixar o Parque Municipal movimentado o ano inteiro. É muito importante receber grupos de fora como esse. As pessoas consomem na cidade e isso movimenta a economia e gera empregos”, frisa.

“Temos procurado apoiar a iniciativa privada em eventos que ajudem a fomentar o turismo da cidade”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.




Fonte: Secom PMP