segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Petrópolis se prepara para receber turistas nos feriados em novembro

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Expectativa é de manter ocupação hoteleira acima de 80% nos fins de semana

Festivais de cerveja e gastronômico deverão atrair público de fora para os feriados

Mesmo fora da alta temporada - de maio a agosto – Petrópolis espera continuar lotando a cidade de turistas graças aos próximos feriados prolongados. Em novembro, as folgas de Finados (02) e Proclamação da República (15), ambos feriados nacionais, além do Dia da Consciência Negra (20), estadual, devem movimentar a rede hoteleira, restaurantes e comércio. A expectativa da Turispetro é de manter a média de ocupação nos hotéis e pousadas acima de 80% nos fins de semana com feriados. Eventos, como um festival cervejeiro no Palácio de Cristal e um festival gastronômico em 41 restaurantes, devem ajudar a atrair ainda mais visitantes.

(Fotos: Marco Oddone)
No último feriado prolongado, 12 de outubro, o movimento de turistas superou as expectativas chegando 92,6% no Centro Histórico e 91% em toda cidade, de 12 a 14 de outubro, um aumento de mais de 12% em relação ao ano passado, que registrou 78,6% de ocupação no mesmo período. “Nosso objetivo é movimentar a cidade o ano inteiro. O turismo é uma das nossas prioridades, porque é um dos pilares da economia do nosso município. E temos percebido dia após dia um aumento no fluxo de visitantes. Manter a cidade movimentada é o caminho para atrair cada vez mais turistas”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. 


Para o feriado de 02 de novembro, um dos eventos que deverá atrair o público de fora é o Petrópolis Beer Festival, que nesta edição comemora seu primeiro aniversário e ocupa mais uma vez os jardins do Palácio de Cristal. O festival cervejeiro acontece da véspera do feriado de Finados, quinta-feira (1º.11), até domingo (04.11). Serão quatro dias com muita cerveja artesanal, gastronomia, programação cultural, recreação infantil, e diversão para toda a família. Entre as atrações musicais estão estilos para todos os gostos, como rock, pop, jazz, entre outros.


Já para os feriados dos dias 15 e 20, entre os destaques está o Petrópolis Gourmet. Em sua 18ª edição, o festival gastronômico vai de 7 a 20 de novembro, com tema "O Agricultor e o Chef – Uma expedição pela montanha”. O evento oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto delícias gastronômicas preparadas pelos chefs dos 41 restaurantes participantes, todos com ingredientes de excelência da agricultura local.

O Petrópolis Gourmet ainda vai contar com Oficinas Gastronômicas; Agitos Gastronômicos - Conectando Sabores (uma invasão de aromas e sabores pelas ruas da cidade, onde diversos chefs, locais e convidados, se unem para levar gratuitamente ao público as delícias do festival); e com um Mercado Gourmet, um espaço criado para valorizar produtores e artesãos locais, com exposição e comercialização dos produtos de Petrópolis (orgânicos, pães, geleias, embutidos, verduras, legumes). A programação completa e os restaurantes participantes estão no site: www.petropolisgourmet.com.br.

“Temos procurado apoiar e incentivar a iniciativa privada em eventos que tragam turistas para a cidade. É muito importante manter Petrópolis sempre movimentada, com atrações diferentes. Com isso, o visitante, além de encontrar todo nosso patrimônio histórico-cultural e nossos circuitos turísticos, tem sempre novidades em todas as épocas do ano”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.







Fonte: Diário de Petrópolis