quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Fiscais do TRE cumprem mandado de busca e apreensão no Sepe em Campos


Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cumpriram um mandado de busca e apreensão na sede do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) em Campos, no início da tarde desta quinta-feira (25). Foram levados 13 cartazes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) que comparavam as propostas de governo para a área da Educação defendidas pelos candidatos à Presidência da República Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).


A coordenadora-geral do Sepe em Campos, Odisséia de Carvalho, explicou que os cartazes levados pelos fiscais do TRE não continham orientação de voto. “Eles tão somente esclareciam as principais propostas dos dois candidatos para a Educação, para que os profissionais da área conhecessem essas propostas e escolhessem de acordo com sua consciência. Esse material foi enviado pela CNTE a todo país. Não foi uma ação restrita a Campos”, explicou a diretora.

Odisséia informou que o mandado de busca e apreensão, assinado pelo juiz da 129ª Zona Eleitoral, Ralph Manhães, foi motivado por uma denúncia anônima e que o documento foi enviado à direção nacional do sindicato. “Não sabemos de onde esta denúncia partiu. Mas os cartazes não foram colados nas escolas como uma imposição do sindicato. Foram fixados apenas mediante permissão dos diretores dessas unidades”, comentou.

Um dos trechos do cartaz dizia: “O futuro do Brasil passa pela educação de qualidade (…) Temos o dever de comparar projetos dos candidatos à Presidência da República para escolher o melhor para o país (…) Confira, reflita e seja atuante na defesa do projeto de governo que atenda à necessidade da maioria do povo brasileiro e esteja sintonizado com a proposta de um Brasil solidário, inclusivo, justo e fraterno”.

O juiz também intimou os diretores do sindicato a comparecerem à sede da Justiça Eleitoral em Campos e determinou que o material apreendido não volte a ser distribuído às escolas do município. O mesmo cartaz foi apreendido na Escola Estadual 15 de Novembro nesta quinta-feira.

O Jornal Terceira Via solicitou um posicionamento do TRE sobre a ação desta quinta-feira na sede do sindicato e aguarda resposta.








Fonte: Terceira Via