sábado, 20 de outubro de 2018

Feira de Artesanato no Palácio de Cristal já vende produtos focados no Natal

(Foto: reprodução)
Guirlandas, presépios, renas de enfeite e, claro, papais noéis feitos dos mais diversos tipos de materiais são alguns dos destaques da Feira de Artesanato que acontece até domingo (21.10) no Palácio de Cristal. Com a proximidade de uma das celebrações mais esperadas no ano, turistas e petropolitanos já procuram por produtos natalinos. Liderada pelas associações Arte em Petrópolis e Cidade Imperial, com o apoio da Turispetro, a feira conta com mais de 30 artesãos. Tricô, pintura em tecido e em madeira, produtos de papelaria, entre outros podem ser encontrados a preços que variam de R$ 5 a R$ 200.

Com o objetivo de fomentar a produção local e criar movimento para um dos atrativos mais procurados de Petrópolis, a prefeitura vem incentivando o artesanato na cidade e já criou um calendário com feiras no espaço que são divididas entre as 11 associações do município.


A prefeitura firmou esse compromisso de fortalecimento com os artesãos desde o início da gestão. A prioridade é fomentar o turismo e também incentivara divulgação dos produtos. Desta forma, o município consegue mostrar o que temde melhor, ao mesmo tempo em que dá a oportunidade para os artesãos possam vender seus produtos em um espaço nobre como o do Palácio de Cristal.

Na feira deste mês, que foi aberta nesta quinta-feira (18.10), ainda participam as associações convidadas: Neilarte, Uniarte, Ideias e Arte em Movimento. Há produtos para todos os gostos, desde tricô, porta trecos, pulseiras, imãs de geladeiras a roupas para pets e bonecas. Uma mesa com peças exclusivamente voltadas para temas natalinos foi montada com presépios, canecas, meias, enfeites, papais noéis, entre outros.

“Quem quiser adiantar as compras do Natal já pode vir. Mas temos também diversos outros produtos, para todos os gostos”, frisa a presidente da Associação Arte em Petrópolis, Gabriela Falconi.

“A expectativa é muito boa para a feira. A gente agradece muito esse incentivo que o artesanato está recebendo. Ter um espaço com esse para vender nossos produtos, é muito importante. Os turistas vêm aqui e gostam muito, falam que vão levar nossos produtos pra longe. A gente fica feliz com isso, nossos produtos rodando tantos lugares. É muito gratificante”, completa a artesã Claudia Cristina Peres.

A Feira de Artesanato funciona até sábado de 9h às 21h e no domingo de 9h às 18h. Além do artesanato, o público também pode contar com alimentos artesanais, como biscoitos, cucas, pães de queijo, brigadeiros, chocolates, entre outros. Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, a prefeitura vem, cada vez mais, fortalecendo o segmento. “Temos como prioridade valorizar nossa produção local e é fundamental que o artesanato esteja sempre presente nas ações da secretaria. Temos envolvido o segmento não só nas festas do calendário oficial da cidade, como também criado novas oportunidades para os artesãos”, explica.






Fonte: Secom PMP