quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Bebê internado no Hospital Ferreira Machado com meningite

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Confirmado nesta terça-feira (23/10), um caso de meningite em bebê de cinco meses, morador de São Francisco de Itabapoana. A informação foi atestada através de nota da Secretaria Municipal de Saúde.

A criança foi internada com quadro febril no Hospital Geral de Guarus (HGG), na manhã da última segunda-feira (22/10), em seguida encaminhada ao Hospital Ferreira Machado (HFM), onde permanece internada na unidade de tratamento intensivo (UTI). Em nota, o HFM não confirma a doença e emitiu a seguinte nota:

“O bebê de seis meses incompletos deu entrada no HFM na noite do último domingo (21/10) e há suspeita de meningite por causa viral. A criança tem apresentado boa evolução no seu quadro e o tratamento tem sido realizado por meio de antibióticos. Segundo a coordenação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HFM, o material coletado para exames será encaminhado para a Fiocruz, para confirmação ou não da doença”.

O bebê está matriculado na creche Jalily Pinheiro Acruche, no Centro de São Francisco.

Segundo o secretário de Saúde, Sebastião Campista, não há nenhuma orientação médica para suspender as aulas na creche.

“O que estamos pedindo é que os pais das crianças matriculadas na creche levem nesta quarta-feira o cartão de vacina de seus filhos, pois uma equipe da secretaria de Saúde irá fazer uma avaliação da cobertura vacinal nessas crianças”, disse.

Em nota, a prefeitura informa à população:

Atendendo a solicitação da Prefeita Francimara Azeredo Barbosa Lemos, e no intuito de manter a população do Município de São Francisco de Itabapoana informada, a Secretaria Municipal de Saúde vem a público apresentar as seguintes informações:

1. Ontem, dia 22 de outubro de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde tomou conhecimento da identificação de diagnóstico positivo para Meningite em uma criança munícipe de São Francisco de Itabapoana que, encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Ferreira Machado;

2. Minutos depois de tomar ciência do fato uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana foi até o Hospital Ferreira Machado e, no intuito de obter as informações pertinentes ao caso, conversou com os profissionais que estavam trabalhando na assistência da criança;

3. As informações colhidas indicaram que a criança foi internada na UTI-Pediátrica do Hospital Ferreira Machado, do dia 21 de outubro de 2018, proveniente do Hospital Geral de Guarus para investigação e tratamento de quadro de febre permanente;

4. No Hospital Ferreira Machado os exames realizados e avaliação médica indicaram o diagnóstico de meningite, todavia, até o presente momento, não foi identificado agente infeccioso, sendo assim, até o momento, não há confirmação se a meningite diagnosticada é do tipo e viral ou bacteriana.

5. É sempre importante ressaltar que, conforme informa o Ministério da Saúde, a meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que podem ser causada por diversos agentes infecciosos, sendo as meningites bacterianas e virais as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clínico;

6. Desta forma, a atuação da Secretaria Municipal de Saúde quando diagnosticado caso de meningite, deve estar, necessariamente, associada ao seu agente infeccioso (viral ou bacteriana). Ficando claro que esse modo de agir e estabelecido pelos Departamentos de Vigilância do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, portanto, não é uma escolha do Secretário de Saúde ou da Prefeita do Município;

7. A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso e aguardando a confirmação do resultado. Na manhã de hoje uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou reunião com a Secretaria de Educação e com a Direção da Creche onde a criança está matriculada e amanhã, como medida preventiva, estará realizando o trabalho de verificação dos cartões de vacina das outras crianças matriculadas na creche.

8. Importante salientar que para a realização da prevenção primária o Ministério da Saúde disponibiliza vacinas para prevenção das principais causas de meningite bacteriana, conforme calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização. Desta forma é importante que os pais e/ou responsáveis verifiquem o Cartão de Vacina da criança e, em caso de dúvida, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.

9. Finalmente, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, como de costume, está tratando a questão com total seriedade, empenho e responsabilidade e pede a toda população para ajudar neste trabalho, evitando a veiculação de informações sobre fatos que não haja confirmação oficial.