sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Visita guiada teatrilizada marca celebração do dia da Criança no Palácio Tiradentes


A magia e a história se uniram em um roteiro lúdico apresentado às crianças que visitaram o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta sexta-feira (10/10). O quase centenário prédio abriu suas portas para uma visita teatralizada gratuita em celebração ao Dia das Crianças. O roteiro conta com sete personagens lúdicos, que apresentam a história do Parlamento de forma interativa e encantadora.

O itinerário tradicional da visita - que inclui o Salão Nobre, a Biblioteca, os corredores históricos e o Plenário - ganhou a presença de princesas, heróis, pirata, viajante do tempo e contadores de histórias. Ao passar para as crianças que o futuro começa com o conhecimento do passado, os personagens falaram sobre grandes momentos da história política no Estado do Rio e do País. Além disso, o tour educativo também apresentou conceitos como liberdade, direito e cidadania – pilares das medidas criadas na Alerj.


A visita também recebeu turistas, famílias e adultos que se permitiram voltar à infância. É o caso de Marisa, Vanessa e Heitor Neves: avó, filha e neto que viveram a experiência encantada juntos. Para o pequeno, de 5 anos, o personagem favorito foi o pirata, responsável por unir a história do Palácio com o Porto do Rio e a Praça XV. “Eu gostei da espada dele e também do teto do Plenário. Quero voltar”, disse Heitor.

Aos 66 anos, foi a primeira vez de Marisa no prédio, que completará seu centenário em 2026. “Eu virei criança de novo. Nunca estive aqui e amei conhecer a história com esses personagens. A gente lê nos livros, mas estar pessoalmente é muito gratificante”, contou.

Mesmo já tendo visitado o Palácio em uma excursão escolar durante a infância, Vanessa, de 35 anos, destacou que a visita teatralizada traz uma experiência inédita. “Não tenho tanta lembrança da primeira vez, viver isso de novo com meu filho foi muito especial. Contar a história de forma lúdica faz as crianças se interessarem por detalhes pequenos de uma forma magnífica”, enfatizou.


Inclusão

A visita foi aberta a diversos grupos de estudantes e unidades escolares, entre elas a Escola Municipal Prudente de Moraes, da Tijuca, na Zona Norte do Rio, que é inclusiva para crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O roteiro foi pensado não só para famílias, mas também para grupos escolares grandes e crianças atípicas. “Pensamos em usar todo o imaginário infantil, que une o Palácio à ideia de príncipes e princesas, ao conteúdo que já transmitimos durante o dia a dia. As crianças entendem mais a história pelo audiovisual e pela arte. Então esse foi nosso objetivo, adaptando personagens queridos pelos pequenos para mostrar a evolução da Alerj através da magia”, comentou a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo.

Para tornar a experiência acessível a todos, a equipe de teatro do Hiperativos Eventos, responsável pela realização da visita, adaptou a montagem para as crianças atípicas. Segundo o diretor do grupo, Vinicius Brandão, as surpresas e movimentações do espetáculo contam com adaptação sensorial para crianças com autismo. “Temos muita experiência com crianças e sabemos que com algumas é preciso ter um cuidado especial. Por isso, cada detalhe é pensado para manter a essência do projeto e cuidar da especificidade de cada um”, afirmou.