sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Manutenção: Coroa Imperial de Dom Pedro II temporariamente indisponível para visitação

Foto: Ralph Braz |  Pense Diferente

A Coroa Imperial de Dom Pedro II encontra-se temporariamente indisponível para visitação devido à manutenção de sua vitrine.

Durante este período, o Museu Imperial oferece entrada gratuita ao público, permitindo que os visitantes conheçam outros ambientes e exposições da instituição.


A coroa imperial de Dom Pedro II, concluída em 1841 pelo ourives Carlos Martin, é feita de ouro, com 639 diamantes e 77 pérolas. As pedras preciosas foram reaproveitadas da coroa de seu pai, Dom Pedro I. Pesa quase 2 kg e mede 31 cm de altura por 20,5 cm de diâmetro. Atualmente, a coroa está no Museu Imperial, em Petrópolis.

Criada por Carlos Martin no Rio de Janeiro e exibida publicamente pela primeira vez em 8 de julho de 1841, pouco antes da coroação de Dom Pedro II em 18 de julho do mesmo ano.

Após a proclamação da República, a Coroa Imperial foi guardada no Tesouro Nacional e, em 1943, foi transferida para o Museu Imperial, onde se encontra desde então.


Bicentenário de nascimento de Dom Pedro II

O bicentenário de nascimento de Dom Pedro II está sendo comemorado em 2025, com diversas iniciativas como exposições, palestras e a publicação de um calendário comemorativo. O imperador nasceu em 2 de dezembro de 1825, e as celebrações marcam os 200 anos de seu nascimento, incluindo eventos no Museu Imperial, em Petrópolis, e na Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, em São Paulo.

Eventos e celebrações

Museu Imperial:
Lançou um calendário comemorativo com desenhos e anotações do próprio imperador, extraídos de seus 44 diários. As transcrições dos diários também estão disponíveis no site do Museu.

Fundação Maria Luísa e Oscar Americano:
Abriram uma exposição chamada "D. Pedro II – 200 Anos" em 12 de abril de 2025. A exposição apresenta um acervo de itens inéditos e que pertenciam ao imperador, e inclui um ciclo de palestras com historiadores.

Outros eventos:
Outras instituições também realizam palestras e exposições em homenagem à data, como a Fundação Catarinense de Cultura e o Corpo de Bombeiros Militar do RS.