sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Após impasse com a Prefeitura, CDL anuncia cancelamento da Fepe


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) resolveu cancelar o evento na noite dessa sexta, o presidente da entidade, Fábio Paes, divulgou um vídeo anunciando a decisão. O evento seria realizado entre os dias 8 e 12 de outubro e chegou a ser avaliada a hipótese de ser realizado no Cais da Lapa, mas a ideia não foi adiante.

“Infelizmente, tenho que anunciar o cancelamento definitivo da Fepe. Como todos sabem, a CDL estava montando uma grande estrutura na Praça São Salvador para a realização da Feira de Preços Especiais, com a expectativa de atrair mais de 50 mil consumidores para o Centro de Campos, um dos objetivos da CDL, que é a revitalização do Centro. Só que, infelizmente, na hora da instalação da tenda, a empresa contratada fez alguns furos no piso da praça. E, mesmo diante da proposta da CDL, por escrito, nos comprometendo a restaurar tudo o que foi danificado, tapar os buracos, trocar as placas de granito e entregar uma praça até mais bonita para a cidade de Campos, a Prefeitura não aceitou. Diante dessa negativa da Prefeitura e do que está acontecendo, mesmo com todos os esforços que tentamos, e tentamos mesmo, nós temos que cancelar a Fepe em definitivo”, declarou Fábio Paes.


Antes da decisão do cancelamento, a Prefeitura havia informado, por meio de nota, que a orientação da Procuradoria foi de retirada imediata e reparação do dano causado na Praça São Salvador, sob pena de multa e sem prejuízo de eventuais responsabilizações nas esferas administrativa, cível e criminal.

A desmontagem da estrutura começou a ser feita na manhã dessa sexta-feira, após a CDL ser notificada pela Procuradoria. Chegou a ser cogitada a realização do evento no Cais da Lapa.


“A gente tinha feito aquela proposta do termo de responsabilidade, mas a Prefeitura não aceitou. Diante disso, estamos desmontando a estrutura da Fepe, até para começar a restauração do que foi danificado. Com isso, estamos levando a Fepe para o Cais da Lapa, também com autorização da Prefeitura”, declarou o presidente da CDL na manhã dessa sexta.

Na última quinta-feira (2), a Prefeitura havia notificado oficialmente a CDL, organizadora do evento, por conta dos problemas durante a instalação da estrutura no local. Já a CDL, também na quinta, enviou ao Executivo uma minuta do Termo de Compromisso de Reparação de Dano ao Patrimônio Público, com plano técnico detalhado da reparação, metodologia de trabalho e a especificação de materiais necessários para a restauração integral do piso. Assim como, também disponibilizou um cronograma físico com detalhamento temporal das atividades, que seriam feitas após a realização da Fepe e durariam cerca de 20 dias.

Em nota, a CDL reconheceu o dever legal e moral de promover a reparação integral do bem público afetado, “em consonância com o dever de preservação do patrimônio coletivo e com os princípios que regem a utilização dos espaços municipais”. A entidade ficará responsável por toda a restauração dos danos causados.