quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Lula chama ex-governador de ‘picareta’ e diz que Rio vota mal ‘muitas vezes’


Em evento realizado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o histórico de governadores do estado que foram presos e afirmou que o Rio “muitas vezes não acerta na escolha política”. As declarações foram dadas ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), provável candidato ao governo estadual em 2026.

Lula fez referência direta ao ex-governador Wilson Witzel, chamando-o de “juiz picareta” e responsabilizando escolhas eleitorais equivocadas pela crise política e econômica fluminense. “Nesse estado, quantos governadores foram presos? Esse estado era para ser um estado rico, mas não é, porque as pessoas muitas vezes não acertam na escolha política”, afirmou o presidente.


Ao continuar as críticas, Lula ironizou o ex-governador Witzel, que derrotou Paes na eleição de 2018. “Eu não consigo entender como é que esse estado, altamente politizado, elege um cara para governador que era um juiz picareta. Ficou aí, não fez porra nenhuma, se meteu em corrupção”, disse o petista.

Apoio a Paes e recado político

A fala de Lula foi interpretada como um gesto de apoio a Eduardo Paes, aliado próximo e possível nome do grupo lulista para disputar o governo do Rio em 2026. A movimentação ocorre num momento em que o campo bolsonarista ainda não definiu seus rumos para a próxima eleição estadual.

Mesmo com as críticas à política fluminense, Lula elogiou as recentes manifestações no estado contra a chamada PEC da Blindagem e contra a anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, dizendo que “o Rio deu um exemplo de democracia nas ruas”.


Carteira Nacional Docente é anunciada

Durante o mesmo evento, voltado à comemoração do Dia do Professor, Lula anunciou oficialmente a criação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), projeto do Ministério da Educação. A medida, segundo o ministro Camilo Santana, permitirá que professores tenham acesso facilitado a benefícios e descontos em atividades culturais, hospedagem e produtos de empresas como Amazon, Samsung e Decolar.

O documento poderá ser solicitado a partir desta quinta-feira (16) por meio do portal Mais Professores, acessível via conta gov.br. Para obter a carteira, será necessário ter CPF regular e comprovar exercício da atividade docente. O documento terá validade de dez anos e integra o programa federal Mais Professores para o Brasil.

O anúncio foi feito no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Rio, e marcou uma das principais ações do governo voltadas à valorização da categoria em 2025.