O prefeito de Petrópolis Hingo Hammes assinou um manifesto para que o novo supercomputador IA, que faz parte do Plano Nacional de Inteligência Artifical (PBIA), seja instalado na cidade. A assinatura do documento aconteceu durante solenidade na manhã de terça-feira (30), no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
Também assinaram o manifesto o diretor substituto do LNCC, Wagner Leo; o diretor do Centro de Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Márcio Portes de Albuquerque; os secretários de Estado Bernardo Rossi (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Anderson Moraes (Tecnologia, Ciência e Inovação); a reitora da Unifase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves e o diretor do Comitê Intersetorial de Desenvolvimento de Petrópolis, Marcelo Soares.
“Petrópolis tem uma enorme vocação científica e não por acaso foi eleita pela Alerj e reconhecida pelo Estado como a Capital Estadual da Tecnologia. Temos aqui cientistas renomados do LNCC, dos quais cinco deles estão entre os mais citados nos trabalhos acadêmicos de pesquisa no mundo. Essa é uma instituição de 27 anos, voltada para a computação científica, que há dez anos abriga o supercomputador Santos Dumont. Temos a estrutura e gente qualificada para receber mais essa ferramenta tecnológica voltada para a IA, que será fundamental para o desenvolvimento da Região Serrana, do Rio e do país”, pontuou o prefeito Hingo Hammes.
O manifesto será entregue nesta quarta-feira (1) em Brasília, durante encontro entre o prefeito Hingo Hammes e o deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
“Faz todo o sentido aproximar esse equipamento de onde está a comunidade científica. O estado do Rio de Janeiro tem a maior densidade científica do hemisfério sul. Você tem de um lado o papel estratégico da missão do que é o LNCC nesse processo da definição de onde será abrigado o novo supercomputador. O Rio de Janeiro tem vocação nacional, pelo fato de você ter várias unidades de pesquisas, de ter um laboratório com missão estratégica e uma estrutura de pessoas que é único, essa quantidade de cientistas que trabalham aqui fazendo ciência, tecnologia e inovação”, destacou o diretor do CBPF, Márcio Portes de Albuquerque.
A vocação do estado do Rio também foi destacada na fala do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Petrópolis, dentre as mais de cinco mil cidades do país, é a única preparada hoje para receber o novo supercomputador de IA. O encontro de hoje aqui é para deixar claro, especialmente de maneira técnica, que essa é a melhor escolha para a estratégia de implementação do PBIA. E o número de instituições reunidas aqui e hoje e todos os argumentos que foram apresentados tecnicamente nesse manifesto são uma evidência muito clara disso”, ressaltou Anderson Moraes.
“Esse é um compromisso que o governo do Estado assumiu, estou aqui a pedido do governador Cláudio Castro, que tem um grande carinho pela cidade e que entende a vocação tecnológica de Petrópolis e o quanto ela é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado e do próprio país”, destacou o secretário Estadual de Meio Ambiente, Bernardo Rossi.
Petrópolis possui mais de 400 empresas de tecnologia e oferece hoje quase 500 cursos de capacitação técnica, sendo 30% deles gratuito. “Trazer o supercomputador de IA para Petrópolis é beneficiar ainda as cidades do entorno como um todo. É tirar proveito da vocação da cidade que conta com polos como o Serratec e com uma empresa multinacional como a GE Celma, que atendem ao mundo todo”, lembrou o presidente do Comitê Intersetorial de Desenvolvimento de Petrópolis, Marcelo Soares.
A reitora da Unifase, que representou as instituições de ensino no encontro, pontuou a necessidade de descentralizar o acesso à ciência. “Isso é a continuidade de um movimento que começou há 27 anos e que abraça a cidade de Petrópolis, trazendo ciência, tecnologia e conhecimento, além de possibilidade de desenvolvimento social para a Região Serrana. Um novo supercomputador de IA vai ser fundamental para a descentralização dos ativos de ciência e tecnologia, favorecendo a distribuição dos bens do conhecimento e da tecnologia”, disse Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.
O secretário de Governo e Planejamento, Fred Procópio é um dos responsáveis por encabeçar o movimento para trazer o novo supercomputador para Petrópolis. “Há uma corrida tecnológica acontecendo no planeta todo e a inteligência artificial e a computação quântica são dois pilares para isso. Petrópolis já tem o LNCC aqui ancorado desde 1998 e não há no Brasil outro aparelho como esse. Para nós a vinda do supercomputador de IA é estrutural para o desenvolvimento da cidade”, avaliou.
O coordenador de TI do LNCC e hoje diretor substituto, ressaltou o marco que representa a nova tecnologia e o quanto pode agregar ao supercomputador Santos Dumont. “Nós inclusive já temos chamado o novo supercomputador, caso ele venha para Petrópolis, de S Dumont IA. Ele vai ser um marco no trabalho que nós já desenvolvemos no LNCC. É muito importante para que ele venha para cá para continuar o desenvolvimento tecnológico, para que a cidade e o estado do Rio continuem a crescer”, disse Wagner Leo.
“Temos competência, científica e tecnológica em computação de alto desempenho, que foi muito importante para fazer as análises dos dados naquele momento (do mapeamento do genoma do coronavírus durante a pandemia da Covid-19). Nesse momento nós já estamos desenvolvendo várias tecnologias e metodologias que usam inteligência artificial, para também estudar medicina de precisão, por exemplo. O supercomputador de IA já está fazendo uma revolução, em uma nova área de conhecimento, onde a gente tem uma quantidade extrema de dados e que precisamos extrair as informações. Aqui no LNCC, temos toda a infraestrutura e a competência para poder lidar com essa máquina, que vai ser importante não somente para área de saúde, mas em outras áreas do conhecimento", disse a pesquisadora do LNCC, Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, que é coordenadora do Laboratório de Bioinformática do LNCC e foi a primeira brasileira eleita em 2025 Fellow da International Society for Computational Biology (ISCB), prêmio que reconhece os pesquisadores que se destacaram por sua liderança, pesquisa e contribuições na área de Biologia Computacional e Bioinformática.
Também participaram do evento o vice-prefeito Albano Filho Baninho; os secretários municipais Fernanda Ferreira (Comdep), Adenilson Honorato (Cultura) e Samir El Ghaoui (Desenvolvimento Econômico) e os vereadores Júlia Casamasso (PSOL), Lívia Miranda (PCdoB), Wesley Barreto (PRD), Gil Magno (PSB) e Thiago Damasceno (PSDB).