segunda-feira, 4 de junho de 2018

Uniflu sedia a 28ª Semana da Imprensa, que terá como tema o combate ao racismo

(Foto: Silvana Rust)
O Centro Universitário Fluminense (Uniflu) sedia, a partir desta segunda-feira (4), a 28ª Semana da Imprensa. O evento, que é realizado pela Associação de Imprensa Campista (AIC) em parceria com o Curso de Jornalismo, conta este ano, com a presença da Superintendência Municipal de Igualdade Racial (Supir) na coorganização e tem como tema “O papel do jornalismo no combate ao racismo”.

Durante os sete dias de programação serão abordados o modo como a imprensa trata os temas raciais, a presença dos negros nas redações, as coberturas das pautas sociais e da periferia em conferências e mesas redondas.

O presidente da AIC, Vitor Menezes, chama a temática deste ano de “muito oportuna”.

“Este é um debate que temos que encarar de frente, sobre como nós, jornalistas, estigmatizamos populações inteiras por meio de enfoques de pautas viciados, clichês, e acabamos por reforçar preconceitos”, diz.

Coordenadora do Curso de Jornalismo do Uniflu, Jacqueline Deolindo afirma que a participação na Semana da Imprensa “é sempre uma grande oportunidade de integrar os estudantes ao ambiente de ação dos profissionais que já estão consolidados no mercado”. Para ela, “falar sobre etnia, raça e gênero em um contexto de tanto preconceito e conservadorismo, reacende e alimenta aquela dimensão ética da profissão e sua meta de contribuir com uma sociedade mais esclarecida e plenamente cidadã”.

Para a superintendente da Supir, Lúcia Talabi, o tema escolhido propicia “uma discussão inédita e extremamente necessária na área da comunicação em Campos”.

“Estamos propondo este debate de forma aberta com o objetivo de retirar os véus que impedem um olhar franco e definitivo sobre tão séria e histórica demanda. Estamos em busca da transformação de uma cultura que procede, até hoje, em um arcaico paradigma racial e nos trás grandes prejuízos sociais e econômicos”, opina.

PROGRAMAÇÃO

Entre as presenças já confirmadas na programação estão as jornalistas Laís Monteiro, do site Desabafo Social, e Luciana Barreto, apresentadora da TV Brasil. Elas ministrarão, respectivamente, as conferências “Por onde andam os negros na comunicação?” e “O papel do jornalismo no combate ao racismo”.

Haverá, ainda, debates sobre a imprensa campista no século XIX, com os professores Orávio de Campos Soares e Maria Alice de Oliveira Pohlmann, e com jornalistas negros que atuam em redações jornalísticas de Campos.

O evento serve como Semana Acadêmica para os alunos de jornalismo do Uniflu e incluirá, ainda, apresentação de trabalho de conclusão de curso, minicursos e projeção fotográfica da Mostra Periferias.

Completam a programação a exibição do filme “Um Grito de Liberdade” (“Cry Freedom”, 1987), de Richard Attenborough, dentro do projeto Cine Jornalismo, mantido pela AIC, e a Pelada da Imprensa, que reúne profissionais dos veículos de comunicação de Campos.

A programação completa pode ser acessada no site da AIC, clicando aqui.







Fonte: Terceira Via