segunda-feira, 18 de junho de 2018

Desenvolvimento do Norte e Noroeste discutido em SJB

(Fotos: Divulgação)
O workshop “Avança Rio – o desenvolvimento está no interior” reuniu representantes dos 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, nesta sexta-feira, 15, no Cine Teatro São João, em São João da Barra, para discutir, entre outros temas, a união de esforços em prol da região a partir de ações em conjunto, por meio de um consórcio intermunicipal.

A primeira edição do evento foi organizada pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap); Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan – Regional Norte-Noroeste Fluminense) e Prefeitura de São João da Barra.


A mesa de abertura contou com a anfitriã, a prefeita Carla Machado, além dos prefeitos de Campos dos Goytacazes, Raphael Diniz; de Italva, Margareth Soares; de Quissamã, Fátima Pacheco; de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; de São Fidelis, Amarildo Alcântara; dos presidentes da Firjan, Fernando José Coutinho Aguiar, da Agevap, André Marques, do Conselho das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Cosemma), Juarez Noé; e do vereador sanjoanense Alex Firme.

Carla Machado apontou o evento como uma oportunidade para discutir temas que são de interesse da região. “É importante o que a Firjan e a Agevap estão fazendo, reunindo representantes dos 22 municípios para discutir o futuro da região, pautando ações que possam contribuir para esse desenvolvimento”, pontuou a prefeita. Ela também destacou que é preciso a união de esforços com metas e objetivos claros para a discussão de uma pauta que vise o bem comum da região.

O presidente da Firjan, Fernando José, chamou atenção dos gestores municipais para a união de municípios de outras regiões e de outros estados, no sistema de consorcio. “Não há estrutura de desenvolvimento sem a união de esforços e a proposta da Firjan é promover esse desenvolvimento na região, para nos colocar em igualdade com essas cidades”, pontuou.

Comungando do mesmo propósito, Rafael Diniz, prefeito de Campos, reforça que a necessidade do trabalho de forma integrada já deveria ser uma ideia consolidada pelas lideranças da região, pois a força do Estado perpassa pelo crescimento dos municípios do interior.

Foram apresentados durante o workshop, os temas, “Norte e Noroeste Fluminense no mapa de desenvolvimento do RJ”, com Jorge Peron (Firjan-RJ); “Consórcios intermunicipais - um novo modelo de gestão pública para o desenvolvimento”, com André Marques (Agevap); “Planejamento integrado para o desenvolvimento regional”, com Luiz Maria Concebida; e encerrado o evento, a palestra, “Meio ambiente e ICMS Verde - fortalecimento da receita municipal”, com o tributarista, Carlos Alexandre Campos.

A realização do evento teve o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (12ª. Subseção), do Conselho Intermunicipal de Secretários de Meio Ambiente do Norte e Noroeste Fluminense (Cosemma) e Grupo Folha (Jornal Folha da Manhã).