quarta-feira, 13 de junho de 2018

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em São João da Barra


O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi lembrado, na terça-feira, 12, pela Secretaria de Saúde de São João da Barra, com uma ação de esclarecimento aos alunos e professores do Ciep-265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira.

Profissionais do Programa Municipal da Saúde do Trabalhador, vinculados ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Norte Fluminense (Cerest), orientaram sobre a importância da erradicação do trabalho infantil, que é toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes com idade inferior à mínima legal permitida para o trabalho, conforme legislação de cada país.

O trabalho, neste caso, só é permitido a partir dos 16 anos, sendo possível também aos 14 anos na condição de jovem aprendiz e desde que não interfira nos estudos do adolescente.

Segundo Rachel Perez Duarte, médica do trabalho, é de suma importância que as crianças vivam plenamente a sua infância, evitando a evasão escolar e perpetuação do ciclo da pobreza. “Faz-se necessária a conscientização e mobilização da sociedade, busca ativa das crianças e proteção social com o fortalecimento de políticas públicas estruturantes”, frisou.