(Foto: Divulgação) |
Com a prorrogação da 20ª Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza, que terminaria na última quarta-feira (30/06), e agora se estende até 15 e junho, a secretaria municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, ressalta a importância da imunização das pessoas que pertencem ao grupo prioritário.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde , o estado do Rio de Janeiro está entre os três piores do país no número de imunizações contra a gripe. A meta da SMS é vacinar cerca de 100 mil pessoas do grupo prioritário, mas o número registrado até esta segunda-feira (4), é de cerca de 50 mil pessoas vacinadas.
“Estamos com um número de imunizações abaixo do esperado, principalmente entre crianças e idosos. Temos a vacina no Centro de Saúde e em mais de 40 salas de imunização no munícipio, mas a população precisa se conscientizar sobre a importância de se vacinar contra a gripe. Portanto, quem ainda não se vacinou deve aproveitar essa segunda chance e procurar uma unidade de saúde mais próxima para se imunizar”, ressaltou a assessora chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.
No total, são disponibilizadas 45 salas de imunização, durante toda a campanha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A vacina imuniza contra três tipos de vírus: H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.
Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade são vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores, os indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
“Aos acamados e pacientes em situação de home care, a Vigilância continua realizando o cadastro contra o vírus da Influenza em domicílio. O agendamento deve ser feito no Centro de Saúde, no setor da Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h”, concluiu Lastorina.
Por recomendação do Ministério da Saúde, após o dia 18 de junho, se houver disponibilidade de doses da vacina, serão incluídos os grupos de crianças de cinco a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos para a vacinação, de acordo com definição do Comitê Técnico Assessor em Imunizações/CTAI, com o Grupo Técnico em Vigilância em Saúde/GTVS e Comissão Intergestores Tripartite/CIT.
Salas de Vacinação – Unidades Básicas de Saúde (UBS) Aldeia, Alair Ferreira, Baleeira, CRTCA I e II, Custodópolis, Carvão, Conselheiro Josino, Centro de Saúde de Guarus, Eldorado, Félix Miranda, Lagamar (Farol), UPH Santo Eduardo, Centro de Saúde, UPH Ururaí, UPH São José, UPH Travessão, IPS, Lagoa de Cima, Mata da Cruz, Morangaba, Morro do Coco, Murundu, Novo Mundo, Parque Prazeres, Ponta da Lama, Ponta Grossa, Parque Aurora, Penha, Pernambuca, Poço Gordo, Quilombo, Santa Maria, Santos Dumont, Santa Helena, São Sebastião, Santa Cruz, Santo Amaro, Saturnino Braga, Sentinela do Imbé, Tapera, Terra Prometida, Tocos, Venda Nova e Vila Nova.