domingo, 24 de junho de 2018

Mosteiro de São Bento começa a ser restaurado

(Foto: Antônio Leudo)
No ano das comemorações dos 370 anos da chegada dos monges beneditinos a Campos a reforma do mosteiro campista une religiosos, intelectuais e a comunidade católica. Finalmente o sonho da restauração desse importante patrimônio da cidade já iniciou com a restauração do telhado, obra com previsão de ser concluída em nove meses.

O mosteiro de São Bento representa um patrimônio e legado deixado pelos monges desde 1648, com a chegada do primeiro religioso, Frei Fernando, que iniciou a catequese nas terras campistas e sanjoanenses. Os monges que ali passaram foram verdadeiros mensageiros da paz na evangelização, construíram ao longo destes anos 34 Igrejas, onde dentas foram repassadas a diocese 32; hoje pertencem ao mosteiro somente a igreja localizada no próprio mosteiro e outra situada no Farol de São Tomé (Igreja de Nossa Senhora das Rosas).

Alem de trabalharem na implantação da fé católica os religiosos deixaram grandes contribuições na educação e na cultura. O primeiro monge, Frei Fernando de São Bento foi importante no inicio da colonização da cidade, sendo administrador das terras de Salvador Correa.

Os monges ao longo dos séculos deram grandes contribuições a terra campista. O mosteiro foi construído no século XVII e o acervo de arte sacra. Imagens e altares em madeira foram destruídos num incêndio em 1965. Segundo relatos as imagens de São Bento, Santa Escolástica e Nossa Senhora do Rosário eram em madeira.

"Nossa presença em Campos - quase 400 anos -, vai muito além de uma presença física. Com ela foi expandida a espiritualidade beneditina - o ora et labora / reza e trabalha - e também a expansão da fé católica através da construção de igrejas, capelas, oratórios, tanto em Mussurepe quanto no Farol. A irradiação beneditina além da fé e da espiritualidade alcançou as pessoas em geral despertando um novo olhar para a educação, o trabalho agrícola, o cultivo da arte, as relações familiares, os valores humanos e morais - tudo isso a partir das relações estabelecidas com os monges residentes no referido mosteiro", disse Dom Abade Filipe Silva.

"O Mosteiro de São Bento, uma das mais imponentes construções do século XVII, situado no distrito de Mussurepe, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, faz parte da paisagem rural da Baixada Campista há 366 anos e é considerada uma relíquia do chamado barroco tardio. O Mosteiro de São Bento é um dos legados dos monges beneditinos, que chegaram a Campos em 1648", informou Dom Bernardo Queiroz".

"Toda minha infância participei das missas,, festas com minha família ,vivi momentos muito felizes na minha infância,,batizei meu filho ,vivi momentos de muitas alegrias...também de tristeza com percas de familiares....mas recordações da infância me ajuda superar", Analidia Almeida.







Fonte: Ascom