segunda-feira, 25 de junho de 2018

1º Torneio Ecoanzol de Pesca de Praia em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
Atletas do estado do Rio de Janeiro participaram do 1º Torneio Ecoanzol de Pesca de Praia em São João da Barra, no Balneário de Atafona, neste fim de semana, 23 e 24 de junho. Mais de 40 competidores disputaram acirradamente as diversas categorias. O Clube de Pesca de Barra de São João, representado pelas duplas e Gilson e Luiz Henrique e Sandro e Roberto conquistaram, respectivamente, o primeiro e segundo e primeiro lugar da classificação geral. A terceira colocação ficou para a dupla Alexandro e Leonardo, do Pampo Clube de Pesca, de Saquarema.

Segundo o árbitro da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento, Fábio Viana, o destaque da competição foi o garoto campista de apenas 5 anos, Rafael Mocaiber Piedade, que conquistou o primeiro lugar na categoria Juvenil. "Tivemos também a participação de atletas renomados como Simone Soares, campeã brasileira de Clubes de Pesca e quinta colocada no Sul-Americano de Pesca, no Chile, e o do bicampeão brasileiro de Pesca de Praia, Pablo Agostinho", disse Fábio, avaliando como positivo o bom nível técnico das duplas participantes.

Para a presidente da Ecoanzol, Luiza Salles, o torneio foi um sucesso e são grandes as possibilidades de, no próximo ano, ser realizado um novo evento no município. "Já temos o aval do presidente da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Dias, que ficou encantado com a natureza e a estrutura do município", declarou Luiza, ressaltando que São João da Barra tem um potencial enorme para sediar seletivas do Campeonato Estadual em 2019 e entrar para o calendário nacional anual da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento.

O secretário de Turismo Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, em seu discurso na entrega da premiação enfatizou a importância do evento. "Apesar de termos atualmente a pesca do robalo vivo, que já faz parte da programação do Circuito Junino, agregamos mais esse evento para fomentar ainda mais o turismo da pesca esportiva", comentou Edivaldo Machado, confirmando, em nome da prefeita Carla Machado, o apoio para que outros eventos como esse possam ocorrer no município.

"A finalidade foi resgatar e incentivar o Circuito de Pesca Desportiva que há aproximadamente 30 anos não acontecia em nosso município", disse o secretário de Pesca, Analiel Vianna, acompanhado do subsecretário, Glauber Toledo, e do gerente, Eleilton Meireles. Representantes da Porto do Açu, do Comitê do Baixo Paraíba do Sul, do parque Estadual da Lagoa do Açu, Escoteiros e pessoas da comunidade também estiveram presentes.

O evento foi realizado pela ONG Ecoanzol, com apoio da Prefeitura, patrocínio do Porto do Açu, e a chancela da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento – Nova Pesca Brasil –, e Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca – Presidência da República.

Na categoria Avulso, as equipes Independentes, Dourados, e Pequeno Pescador, todas de Campos, conquistaram, respectivamente, primeira, segunda e terceira colocação. Já na categoria Feminino, Tatiane, de Macaé, Simone Soares, de Saquarema, e Leila, representando São João da Barra, foram, pela ordem, as três primeiras colocadas. Na Juvenil, Rafael Piedade, Tiago Barreto e a dupla Marcelo e João Vitor, todos de Campos, também foram premiados.

Na categoria Sênior, Rosemar e Romildo, de Macaé; José Mauro e Heraldo, de Barra de São João; e Antônio e Josino, de Macaé, foram os primeiros colocados. Na categoria Masculino, Gilson e Luiz Henrique, de Barra de São João; Sandro e Roberto, de Barra de São João, e Leonardo e Alessandro, de Saquarema, foram os vencedores na ordem de premiação.