quarta-feira, 6 de junho de 2018

Isenção de documentos em Grussaí

(Foto: divulgação)
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Grussai recebeu nesta terça-feira, 5, a ação itinerante para isenção de segunda via de documentos, realizada em parceria entre Prefeitura de São João da Barra e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), por meio da Fundação Leão XVIII.

Foram disponibilizadas para a comunidade 40 isenções – 10 para casamento civil e 30 para os demais documentos (carteira de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito).

A coordenadora do Cras, Estela Marcia de Sá, destacou que a ação ocorreu de forma tranquila e organizada, e todas as fichas para atendimento foram distribuídas na própria unidade.

“Ficamos satisfeitos em saber que muitas pessoas que conseguiram a isenção da taxa estão em busca de emprego e isso já vai ajudar nesse processo”, salientou Marcia, destacando atuação da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para a viabilização da ação.

A moradora de Grussaí, Rosangela Ferreira, compareceu à unidade para solicitar a segunda via do registro civil e afirmou ter ficado feliz com a oportunidade. “É bom poder contar com este serviço aqui em Grussaí. A gente economiza tempo e dinheiro, sem falar no atendimento e atenção da equipe do Cras e da fundação leão XVIII”, salientou.

Segundo a voluntária da Fundação Leão XVIII, Carmem Lúcia Hermógenes, essa ação é uma forma de proporcionar mais cidadania para a população. “As taxas cartoriais costumam ser altas e esse trabalho é uma oportunidade para as pessoas regularizarem sua documentação sem custo”.

O Cras visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários com foco principal em famílias que necessitam da assistência social, seja por situação de risco ou vulnerabilidade social, informando e garantindo os direitos sociais, buscando a prevenção de situações de risco social e articulando e fortalecendo a rede de proteção básica.