sexta-feira, 15 de junho de 2018

Aberto o 1º SJB Photo Week em São João da Barra


Com o objetivo de incentivar a arte da fotografia e valorizar os pontos turísticos do município, teve início na noite de quinta-feira, 14, o 1º SJB Photo Week, prosseguindo até o dia 24 de junho com palestras, exposições fotográficas e passeios fotográficos.

A abertura do evento foi no Cine Teatro São João, com a palestra “Papo de fotógrafo”, com Luiz Garrido. A realização é do Portal e Impressão Fine Art, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer. Com um público bem diversificado entre estudantes, fotógrafos amadores e profissionais, Luiz Garrido falou das suas principais técnicas de trabalho e apresentou ensaios que produziu ao longo da carreira.

"Não precisa de muita coisa para fazer um bom retrato. É aproveitar a naturalidade da luz, tudo pode ser muito simples", ponderou. Com mais de 40 anos de profissão, Garrido mostrou para o público que a beleza de uma imagem pode estar em pequenos detalhes e que o olhar do fotografo é muito mais valioso do que qualquer equipamento.


Ele ainda destacou a importância do poder público apoiar este tipo de projeto, possibilitando levar ao, interior do estado, profissionais que normalmente só se apresentam em grandes centros. “É uma oportunidade única de mostrar nosso trabalho e possibilitar que pessoas da região tenham acesso a este tipo de informação", completou.

Para o fotografo amador Joel Rosa é uma oportunidade ímpar para quem gosta de fotografar poder participar desse evento, que reúne grandes nomes do cenário nacional. "Não tem como perder essa chance de prestigiar e aprender um pouco com esses grandes mestres da fotografia", destacou.

A programação de palestras no Cine Teatro São João prossegue nos dias 15, com o fotógrafo Walter Firmo, e dia 16, com J.R. Pedroza, a partir das 20h. Os passeios fotográficos pelos pontos turísticos do município tiveram início nesta sexta-feira, 15, às 9h e continuam às 14h30, e no sábado, 16, às 14h30, tendo como ponto de encontro o letreiro turístico, “Eu Amo SJB”, no centro da cidade.

As exposições fotográficas podem ser vistas das 9h às 18h, nos prédios históricos, antiga Casa de Câmara e Cadeia e o Centro Cultural Narcisa Amália. A programação completa está no portal oficial do município: http://www.sjb.rj.gov.br/noticia-6292/circuito-junino-2018-movimentara-sjb.