segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CHUVA NÃO FOI SUFICIENTE PARA ELEVAR O NÍVEL DO RIO PARAÍBA DO SUL

(Foto: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
As chuvas que vem caindo na região tem amenizado um pouco a situação da agricultura, que vinha sendo castigada pela maior seca da história. Entretanto, com relação a nascente do Rio Paraíba do Sul, a situação é a mesma e ainda preocupa as autoridades. Em Campos, a última medição, feita às 8h desta segunda-feira (23/11), marcou 5,53m.

“As chuvas que caem na região vêm de Minas. Na nascente, ainda estamos aguardando água, pois as chuvas que caíram em São Paulo foram insuficientes. É importante ressaltar, que mesmo essas chuvas que vem de Minas para cá, ela cai e rapidamente vai embora para o mar, então se não continuar chovendo, daqui uns dias o rio pode voltar ao nível que estava antes”, informou o diretor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul (CBH BPSI), João Gomes Siqueira.

O superintendente de Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, comentou que o nível do Paraíba poderá crescer até o final dessa semana. “Está chovendo muito na Região Serrana e essa água deve vir para cá também”, disse.

Segundo Henrique, o problema até o momento não são as chuvas, mas o entupimento de uma manilha na Rua Jiró Faísca, no distrito de Travessão. O manilhamento corta para dentro de uma propriedade particular. Segundo Henrique, a princípio, o entupimento ocorreu após o fechamento da manilha. Embora não haja casos de desalojados em Travessão, a previsão é de que caso continue chovendo, as casas sejam invadidas pela água. 

“As chuvas não trouxeram maiores problemas na cidade, só mesmo essa situação em Travessão é que estamos monitorando”, disse Henrique informando que as chuvas na região devem continuar até sexta-feira (27/11).





Fonte: Ururau