domingo, 19 de julho de 2015

SEM AJUDA DO CCZ, CÃO FERIDO É RESGATADO POR VOLUNTÁRIOS

(Foto: Rodrigo Silveira | Folha da Manhã)
Após mais de 24h de sofrimento em virtude da espera pelo socorro solicitado ao Centro de Controle de Zoonoses de Campos (CCZ) na última sexta-feira (17), foi resgatado na tarde de sábado (18), o cão vítima de ferimento grave em uma da patas traseiras, no Parque Prazeres, em Campos. O animal estava agonizando em uma calçada da localidade, mas, graças à ação do Projeto Amigo de Todos os Animais (PATA), o cão terá a chance de se recuperar e futuramente ser adotado de forma responsável.

Por volta das 15h deste sábado, a coordenadora do PATA, Marcelle Almeida, acompanhada do veterinário do projeto, Dr. Saulo Quina, chegaram ao local, onde de imediato ofereceram os primeiros cuidados ao animal. Segundo eles, após o resgate, o cão seria enviado a uma clínica particular, onde passaria por consultas e exames, e, posteriormente enviado a um abrigo temporário. “Ele será atendido em todas as suas necessidades e assim que tiver novamente saudável será disponibilizado para uma adoção responsável”, relatou Marcelle.

De acordo com o veterinário, o ferimento teria ocorrido há cerca de 5 dias, no entanto, apesar da gravidade, seria passível de reabilitação total. “O animal apresenta bastante pus, e um processo infeccioso avançado, seguiremos com os devidos tratamentos até que o estágio de inflamação retroceda e, então, o cão passará por uma cirurgia ortopédica”, declarou Saulo.

O PATA não possui sede própria e sobrevive apenas de doações da comunidade e de serviços voluntários. O Centro de Controle de Zoonoses de Campos foi procurado pela equipe de reportagem da Folha da Manhã, porém, até o fechamento desta edição, nenhum representante havia sido encontrado para comentar o caso.





Fonte: Folha da Manhã