segunda-feira, 27 de julho de 2015

CRISE: CUECA PARA COLORIR É UMA DAS APOSTAS DA MODA ÍNTIMA EM NOVA FRIBURGO

(Fotos: Divulgação)
A Trave Underwear, fabricante de cuecas de Nova Friburgo (RJ), lançou uma cueca para colorir para o Dia dos Pais. A novidade será vendida a partir da próxima semana na loja própria da marca, por R$ 25,90.

A inspiração veio da moda dos livros de colorir, segundo Carlos Eduardo Lima, 40, presidente da empresa. "Eu estava pintando um desses livros para desestressar e tive a ideia de criar uma peça que pudesse se tornar única para o cliente", afirma.

Ele diz que a cueca pode ser pintada no corpo ou não. "Depende da criatividade do cliente."

No país em que a crise econômica assombra por todos os lados, Nova Friburgo, na Região Serrana, faz os problemas financeiros virarem sinônimo de incentivo à criatividade. O município que abriga o maior polo de moda íntima do Brasil e, a partir do próximo domingo, passará a ser palco da 25ª edição da feira de negócios do mesmo setor, é pioneiro quando o assunto é superação. Para conseguir atrair mais clientes e, assim, aumentar a produção, tem fábrica de lingerie apostando em novidades que vão desde tecido biodegradável, que demora apenas três anos para decomposição, até cueca para colorir. 

Para vender, vale tudo. Até mesmo atravessar o oceano. Na fábrica especializada em peças íntimas sensuais, 40% da produção é vendida para fora do país. “Nossos principais clientes internacionais estão nos Estados Unidos e na Alemanha. O mais curioso é que eles exigem a mesma peça comercializada no Brasil, com modelos bem ousados”, explicou o gerente de vendas da Sensualle, Eric Gouveia Aguiar. Na cartela extensa de clientes da fábrica, também estão Grécia, Austrália, Reino Unido e França. 

Inspirada nos livros para colorir, a Suspiro Íntimo lançará a cueca para pintar, que pode ser lavada normalmenteFoto: Divulgação

Outra pioneira em exportação é a De Chelles, conhecida pela fabricação de lingerie de luxo. O Japão é o mais novo consumidor da marca. “Vimos um novo tipo de mercado que se abriu e a oportunidade de crescer ainda mais por conta da alta do dólar”, declara o dono da empresa, Paulo Chelles. 


Com 25 anos de idade, a Suspiro Íntimo não economiza no quesito criatividade. De olho nas tendências do mercado, a fábrica friburguense se prepara para lançar uma cueca inspirada em livros para colorir. “Foram muitos testes até chegar à peça ideal. Apostamos que essa cueca vai cair no gosto dos homens e, principalmente, das mulheres”, aponta Paloma Loretti, estilista da fábrica. A peça, que pode ser lavada normalmente, será vendida junto com três canetas próprias para tecido. O produto é uma das novidades guardadas para a Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima (Fevest), que começa no domingo e vai até terça-feira. 

Outra grande aposta da Suspiro para driblar a crise é o investimento no ramo de e-commerce—venda pela internet. Desde o início do ano, a empresa tem feito contenção de despesa, até com demissões de funcionários, mas o comércio digital trouxe novos rumos aos negócios. “Conseguimos atingir clientes até do Nordeste, onde nunca pensamos em vender”, contou o presidente da fábrica, Carlos Eduardo de Lima.

A parceria com as blogueiras de moda também serviu de incentivo nas vendas. “Passamos a fechar contrato com algumas blogueiras locais que divulgam nossos produtos na internet. Sempre quando sai uma nova peça usada por elas, a procura é imensa”, acrescenta a estilista Paloma. 

O conceito de sustentabilidade também pegou carona na fase inovadora das fábricas de Friburgo e adjacências. Em Bom Jardim, a grande sensação é o tecido biodegradável, que será utilizado na nova linha de roupas para dormir da confecção Monthal. Chamado de Soul Eco, o material demora apenas três anos para entrar em decomposição, ao contrário do fio de poliamida, que é o mais utilizado nestas peças e leva até 100 anos para desaparecer na natureza.





Fonte: O Dia | UOL