sexta-feira, 31 de julho de 2015

MENINO DE DOIS ANOS INTERNADO NO HFM COM SUSPEITA DE MENINGITE

(Foto: Ralph Braz)
A secretaria municipal de Saúde confirmou, nesta quinta-feira (30), a suspeita de um caso de meningite, em Campos. De acordo com nota enviada à Folha, um menino de dois anos, morador da localidade de Donana, na Baixada Campista, deu entrada na madrugada desta quinta no Hospital Ferreira Machado (HFM), onde se encontra internado em área isolada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

Exames preliminares apontaram para a suspeita de meningite, mas, ainda segundo nota, a confirmação só será feita após exames que serão realizados em um laboratório no Rio de Janeiro. O líquor retirado no menino será encaminhado nesta sexta-feira para a capital.

A criança – que deu entrada no HFM com febre, vômito e irritação meníngica – respira normalmente, sem aparelhos. De acordo com a assessoria da secretaria de Saúde, “por precaução, a família recebeu profilaxia com antibióticos direcionados à meningite meningocócica. A creche em que a criança estuda não precisa de profilaxia de antibióticos, visto que estava sem aulas”.

Até maio deste ano, segundo a Vigilância em Saúde do município, oito casos haviam sido confirmados, entre eles um que envolveu um interno, de 18 anos, do Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves (Cense).

Desses casos, foram confirmados três do tipo bacteriana, dois não especificados, dois do tipo viral e um de meningite pneumocócica. Em 2014, foram registrados 40 casos da doença.






Fonte: Secom | Folha da Manhã