sexta-feira, 24 de julho de 2015

PROGRAMA DE GENÉTICA INAUGURA SALA DE TERAPIA ENZIMÁTICA

(Foto: Campos24horas)
Será inaugurada na próxima terça-feira (28), às 11h, a Sala de Terapia Enzimática do Programa de Genética, que funciona no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2 ). Segundo o geneticista e coordenador do programa, Marcelo Coutinho, a implantação da Sala em ambiente ambulatorial garante que esses procedimentos em crianças portadoras de doenças genéticas sejam realizados sem precisar ocupar leitos nas enfermarias de pediatria. Como a medicação é injetável e às vezes a infusão é lenta, pode provocar uma reação nos pacientes. Por isso, eles necessitam permanecer em repouso.

– Para pacientes considerados saudáveis, não haverá necessidade de internação hospitalar, uma vez que a Sala de Infusão apresenta toda a segurança e conforto necessários para um atendimento dentro das exigências técnicas para este tipo de procedimento – explica o coordenador.

A coordenadora do CRTCA 2, Viviane Lessa, lembra que o órgão atende pessoas com Síndrome de Down, Síndrome de Goldenhar, atraso na fala, atraso no desenvolvimento, doenças neurodegenerativas, má formação congênita, casais com aborto espontâneo de repetição, além dos atendimentos realizados em crianças internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com doenças metabólicas.

– Quando necessário, os pacientes fazem exames genéticos, citogenéticos, moleculares, de paternidade, dosagem enzimática, teste do pezinho expandido, entre outros, em parceria com laboratórios conveniados – disse.





Fonte: Secom