quarta-feira, 22 de julho de 2015

ONDA DE ASSALTOS EM SJB DEIXA POPULAÇÃO ATERRORIZADA E COM MEDO

(Fotos: Ralph Braz)
A população de São João da Barra vive um momento de medo devido ao abandono das autoridades e principalmente do poder público local. O Blog Pense Diferente  tem recebido constantemente relato de moradores, comerciantes e turistas, que o município vive um momento muito delicado, pois a violência está deixando todos apavorados, principalmente pelo efetivo pequeno no município e que os seus representantes não fazem nada para solucionar o problema.

A região de São João da Barra está entregue às moscas em relação à segurança. Sábado(18/06), finalzinho da tarde, a comerciante Tais, daqui de Grussaí, foi assaltada na esquina da Avenida Liberdade com Rua das Flores por sorte só levaram o celular e não fizeram nada com ela. 

Já ontem(21) em Cajueiro duas meninas quase foram assaltadas, chegaram a jogar as duas no chão, mas não conseguiram levar nada, mais pra tarde a Padaria Barreto na Rua das Flores foi assaltada, logo após um salão de beleza, da Mayra, na esquina da Avenida Liberdade com Beco da Liberdade foi assaltado os ladrões nem se preocuparam em colocar máscaras nem capacete, assaltaram de cara limpa, fora que a padaria do lado do meu salão foi assaltada também ano passado, a loja Pimenta Azul, de Príscila, também foi assaltada e a proprietária me disse que investiu em sistema de segurança como alarme e câmera mas eu disse pra ela que não adianta nada porque eles não estão mais preocupados em se mostrar, eu mesmo fico muito preocupado aqui no salão, porque às vezes trabalho até tarde e a segurança aqui é zero, quando acontece alguma coisa a polícia passa de um lado pro outro só no período de uma a duas horas depois some. 

Um caixa eletrônico do banco do Brasil, em frente ao Clube, foi explodido a coisa de 3 semanas atrás, os moradores próximos disseram que ficaram mais de 15 minutos ligando pra polícia e eles não atendiam. Agora, quero saber o que é Segurança Pública pode fazer por nós moradores e Comerciantes aqui de Grussaí.


VEREADOR ALEX  FIRME SOLICITOU COLOCAÇÃO DE CÂMERAS

Instalação de câmeras de segurança no município de São João da Barra foi debatida na sessão da Câmara no dia 18 de fevereiro de 2014, na primeira ordinária do ano. A indicação foi do líder do governo na Casa, Alex Firme (PMDB), que propôs ainda a criação de uma central de monitoramento, onde os órgãos de segurança pública, como as policias Civil, Militar e Rodoviária, poderiam acompanhar a movimentação na cidade.

— Fiz esse pedido no ano passado, mas não foi possível. Faço novamente na abertura deste ano. Esse tipo de trabalho é fundamental para a segurança de nossa população — destacou Alex.

Ficou decidido então que o município instalaria câmeras de monitoração em 63 pontos estratégicos, incluindo a sede e os distritos. A previsão era de ter a cidade monitorada por uma central no prazo de três meses, a contar da reunião. Para o verão, o prefeito estudava a possibilidade de instalação imediata de câmeras em pontos de grande concentração, o que até o momento não aconteceu.

A presença das câmeras tem relevância na inibição de pequenos crimes, como roubos e furtos. Além disso, a central de monitoramento teria papel importante na elucidação de todos os crimes, colaborando e até dando mais agilidade ao trabalho de investigação policial.

Enquanto isso, a sensação de insegurança continua crescente no município. Desde o primeiro dia de 2014, já foram registrados vários latrocínios — roubo seguido de morte, oito homicídios e seis tentativas.

O Blog Pense Diferente entrou em contato com o vereador Alex Firme(PMDB),  ele nos falou que que " Foi solicitado também a instalação de um DPO em Cajueiro e a resposta até o momento é a mesma, baixos índices."

"O vereador Alex disse ainda mais, que desde de 2013 já fiz 5 requerimentos direcionados ao poder executivo para criação de Centro Integrado independente de Monitoramento, onde atuariam em conjunto a guarda municipal, polícia militar, Polícia Rodoviária Federal(PRF) e demais órgãos de segurança que se fizerem necessários para trabalharem em conjunto monitorando os pontos mais críticos de nossa cidade, bem com os locais mais comuns de uso público.
E também pedimos independente disso o aumento do efetivo e viaturas de trabalho pra dar mais condições aos policiais de atuarem."- finalizou o vereador.





Fonte: Blog Pense Diferente | SJB online | Victor Emannoel