quinta-feira, 4 de junho de 2015

TRADICIONAIS TAPETES, PEÇA TEATRAL E PROCISSÃO EM CAMPOS

(Fotos: Ralph Braz)
Esta quinta-feira (4) é dia da tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi, nas ruas do centro de Campos, e o Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro, que vai receber nesta quinta o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município, ficará responsável pela peça de alusão ao Espírito Santo. Também nesta quinta, o mesmo grupo faz a sexta encenação do espetáculo “Vinho & Pão”, às 20h30, no Teatro Municipal Trianon, tendo a doação de 1kg de alimento não perecível como ingresso. Antes, às 16h, haverá a procissão com saída do Santuário de Adoração na Praça Tiradentes percorrendo várias ruas do Centro, com chegada na Catedral do Santíssimo Salvador, onde haverá, em frente, uma missa campal celebrada pelo bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz.


No caso da confecção dos tapetes, o projeto contará com o trabalho dos atores Cida Melo, Andréa Souza, Genilce Machado, André Ferreira, Valdiney Mendes, Jovana Anacleto, Marcelo Passos, Kevin Souza, Vitor Sales e Walter Escovão. O grupo trabalhou na concepção e na montagem do projeto, durante 15 dias. “A mensagem do grupo é que o Espírito Santo derrame paz no mundo inteiro. Utilizamos CDs e DVDs na composição do tapete. Uma pomba branca será desenhada, através da concepção do artista plástico Walter Escovão. Nosso desenho ficará nas proximidades a Igreja Boa Morte”, explica a atriz Cida Melo, coordenadora da equipe que fará o tapete.


A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), juntamente com as escolas municipais também vai participar da confecção de 14 tapetes, dentro do tema central “Paz e Misericórdia”, relacionado à Campanha da Fraternidade “Eu vim para servir” e ao tema “Água”, desenvolvido nas unidades municipais. Os tapetes serão expostos na Avenida Alberto Torres, no Centro, trecho da Beira Valão à rua Barão de Miracema, na antiga Praça do Canhão.



A Guarda Municipal está de plantão desde quarta (3) para garantir que os devotos possam transitar em segurança pelas vias públicas por onde tradicionalmente passa a procissão ou nas ruas onde são confeccionados os tapetes.


— Pedimos cautela, especialmente com a velocidade, porque é prevista grande movimentação de fiéis nos pontos próximos às igrejas católicas – disse o comandante da Guarda, Wellington Levino.

Após a encenação de “Vinho & Pão”, os atores receberão das mãos do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), Orávio de Campos Soares, o certificado que oficializa o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Campos dos Goytacazes, ao Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro. A proposta do título foi feita pela vereadora Auxiliadora Freitas.



 





Fonte: Folha da Manhã