quinta-feira, 23 de abril de 2015

RIO PARAÍBA COM MENOS 5 METROS, VOLTA A PREOCUPAR

(Foto: Ralph Braz)
Nem as recentes chuvas que atingiram Campos amenizaram a situação de seca do rio Paraíba do Sul. A cota ideal para esta época do ano seria uma média de 6,40m, mas o rio atingiu a marca de 4,90m nesta quarta-feira (22). A situação preocupa uma vez que a previsão é de que o nível fique mais baixo nas próximas semanas. A Defesa Civil Municipal ainda não tem um plano emergencial em caso de secas mais severas. Em janeiro deste ano, o Paraíba atingiu a menor cota da história com 4,40m.

Para esta quinta-feira (23), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e chuva a qualquer hora. A temperatura máxima será de 30 ºC e a mínima de 22 ºC. Para sexta (24), também pode haver pancadas de chuvas durante a tarde e noite e a temperatura variando entre 29 ºC e 22 ºC.

Segundo o técnico em Meteorologia do Instituto Histórico e Geográfico de Campos (IHGCG), abril já é considerado um mês de poucas chuvas mas, neste ano, a situação está pior. “A tendência é o clima ficar cada vez mais seco. Nos meses de inverno, o índice de umidade cai e as chuvas diminuem bastante. Podemos ainda ter também períodos de seca prolongados nos próximos meses. Esta falta de chuva no inverno é até normal, o problema é que nossos últimos verões foram secos e isso é muito preocupante”, informou o técnico.

De acordo com a Defesa Civil de Campos, a princípio não há expectativa de possível racionamento de água, uma vez que o rio tem bastante volume em Campos. Mesmo assim, o cenário atual do Paraíba do Sul deve piorar.

“A única coisa que pode ser feita no momento é a economia de água. Infelizmente o nosso plano emergencial não está concluído, porque ainda estamos recebendo os dados necessários. O problema é que caso tenhamos um verão novamente sem chuva, com certeza no próximo ano as coisas vão se complicar e muito”, lamentou Henrique Oliveira.





Fonte: Terceira Via