quarta-feira, 22 de abril de 2015

COMÉRCIO VAI FUNCIONAR NESTA QUINTA-FEIRA (23), FERIADO DE SÃO JORGE

(Foto: Ralph Braz)
O comércio de Campos vai funcionar normalmente nesta quinta-feira (23), feriado de São Jorge. O acordo foi firmado em uma convecção coletiva entre o Sindicato dos Empregados do Comércio e o Sindicato do Comércio Varejista no ano passado com o objetivo de diminuir o impacto negativo na economia devido à grande quantidade de feriados em 2015. Até o final deste ano, ainda serão nove feriados prolongados.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Norival Manhães, o funcionamento do comércio durante o feriado vai beneficiar os clientes que geralmente estão trabalhando nos dias úteis. “O comércio ficou fechado na terça-feira (21), mas os bancários e professores, por exemplo, terão a quinta-feira para fazer compras”, disse.

O presidente da Associação dos Comerciantes da Rua João Pessoa e Adjacências (Cajopa), Eduardo Chacur, também vê com bons olhos a abertura do comércio nesta quinta-feira. Segundo ele, os feriados prejudicam não só o comércio, mas diversos outros setores da economia e a crise que atingiu o país este ano é um agravante. “Esses feriados são um mau negócio. A situação para o comércio já está difícil por causa das demissões e cortes de salário que tiraram o poder de compra da população. Com os feriados, o problema fica ainda maior. Mas estamos esperançosos de que o comércio fique aquecido nesta quinta-feira”, espera Eduardo.

A proprietária de uma loja de bijuterias no Centro de Campos, Jacqueline Melo Tavares, de 38 anos, está preocupada. Para ela, mesmo com o comércio funcionando na quinta-feira, o prejuízo ainda é grande. “Não funcionamos na terça, não vamos funcionar no dia 1º de maio e provavelmente vamos fechar as portas em outras datas comemorativas ao longo do ano. Sabemos que os feriados beneficiam outros setores, como o turismo, mas nós, que trabalhamos no Centro de cidade, somos muito prejudicado”, declarou.

O bancário Alexandre Alves trabalha em Quissamã, município vizinho a Campos, e nos dias úteis não têm tempo para fazer compras. Ele disse que o funcionamento do comércio em alguns feriados é bom para todos. “Eu saio de casa às 7h e só retorno às 19h, quando todas as lojas já fecharam. Geralmente, quando preciso comprar algo com urgência, recorro ao shopping, mas os preços nesses locais não são atrativos. A abertura do comércio nesta quinta será uma vantagem para os comerciantes e funcionários que não perderão um dia de trabalho; e para mim, que aproveitarei o tempo livre para colocar as compras em dia”, afirmou. 







Fonte: Terceira Via