segunda-feira, 20 de abril de 2015

COMÉRCIO DE CAMPOS VAI ABRIR NO FERIADO DE SÃO JORGE

(Foto: Ralph Braz)
O comércio de Campos de Campos vai abrir normalmente no próximo dia 23, feriado dedicado a São Jorge em todo o estado do Rio de Janeiro. O Sindicato do Comércio Varejista, a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município chegaram a um acordo sobre o funcionamento das lojas, observando a última convenção trabalhista firmada entre patrões e empregados.

O acordo foi feito devido à proximidade de três feriados no mês de abril (Sexta-feira Santa, Tiradentes e São Jorge). Além disso, o fato dos feriados nacional e estadual caírem, respectivamente, em uma terça e uma quinta-feira, poderia gerar dois recessos, que paralisariam as atividades comerciais durante toda a semana, o que prejudicaria o comércio, que já vem sofrendo devido à retração econômica por que passa o país.

A Acic informou que as lojas não são obrigadas a funcionar no feriado e aquelas que abrir devem obeder às normas contidas na cláusula VI, da Convenção Coletiva, assinada em novembro de 2014.

"A carga horária dos comerciários que trabalharem em feriados e domingos será de seis horas e intervalo de 15 minutos para lanche dentro do período. Caso ocorra necessidade de cumprir jornada de oito horas, as duas horas excedentes podrão ser acumuladas no decorrer de quatro dias de ocorrências e compensadas posteriormente por um dia integral de folga, mediante escala de controle e sem a necessidade de pagamento como horas extras"

"As empresas ficarão obrigadas a custear lanche no valor de R$ 10 em espécie para cada empregado, ressalvadas as empresas que fornecem alimentação ou lanche", disse a cláusula VI.

"Será uma boa oportunidade para que a população fazer ótimas compras. A expectativa é que todos aproveitem essa grande chance", destacou o comunicado da Acic.
saiba mais

Escolas estaduais e municipais e agências bancárias não funcionarão nos dias 21, Dia de Tiradentes, quando o comércio também fecha, e no dia 23 de abril.