quinta-feira, 30 de abril de 2015

INCERTEZA QUANTO AO FUTURO DO SERVIDOR

(Foto: Ralph Braz)
Na sessão plenária de hoje na câmara de vereadores de Campos dos Goytacazes foi votada a regulamentação data base do aumento salarial do servidor público municipal que será em todo o mês de maio. Mas segundo o projeto de lei enviado pelo poder executivo à câmara, esse aumento salarial não será no ano de 2015, pois segundo o governo em assembleia geral realizada pelo siprosep no mês passado e com aprovação "unânime" dos presentes, foi facultado aos aos associados escolher entre o aumento salarial ou o enquadramento das letras do plano de cargos, sendo este último a escolha dos presentes.

O outro projeto de lei aprovado pela câmara, foi o enquadramento das letras que será pago a partir do final do mês de maio.

Certo! Quanto a não aprovação do aumento salarial percebido na data base do mês de maio pela maioria dos vereadores presentes, vale lembrar que o projeto em questão é inconstitucional pois a própria lei federal prevê o reajuste salarial de acordo com o percentual de perda com a inflação medida no período e que o governo geralmente usa um índice para medi-lo que é o ipca.

Outro ponto que gerou incertezas, foi o prazo de 90 dias pedido no próprio projeto de lei para elaborar um novo plano de cargos, carreira e salários e a incorporação das gratificações dos gcm´s e avcm´s.

Pergunto aos senhores: o plano de carreira será específico para a nossa categoria (guarda civil municipal de Campos dos Goytacazes) como prevê a nossa lei federal 13022? A nossa equiparação será dada para corrigir um erro que ocorre desde 2002 para depois sim, ser dado o enquadramento da letra de cada servidor (gcm e avcm) de acordo com o seu tempo de serviço na instituição calculado no valor do nosso salário base equiparado? A comissão que irá elaborar esse "novo plano de cargos" será composta por algum representante da nossa categoria com o devido embasamento técnico para dizer, como deve ser o nosso plano de cargos? E o presidente do siprosep aonde estava na hora dessa votação tão importante para os servidores públicos municipais de Campos dos Goytacazes? É no mínimo estranho a ausência desse cidadão na sessão plenária de hoje para não dizer outra coisa. Porque ele não foi? Por medo? Por vergonha de ter aceitado esse acordo que não deixa claro como será o nosso tão sonhado plano de cargos.

É por essas e outras que fica cada vez mais claro que esse sindicato pelego nunca representou e nem vai representar os interesses da maioria dos sindicalizados e sim os interesses de uma minoria que nunca fizeram nada para melhorar a vida do servidor! Mas nós da agcmcg mesmo não sendo o representante legal dos interesses trabalhistas da nossa categoria (gcm), continuaremos reivindicando junto ao poder executivo municipal melhorias salariais e de serviço que assim nós acharmos legal estarmos reivindicando, suprindo assim a inércia deste siprosep que nada fez e nada fará pela nossa categoria (gcm) na figura do seu presidente, pois o nosso futuro conduzido por esse homem a frente do siprosep, só gera preocupações cada vez mais tenebrosas enquanto servidores públicos municipais de Campos dos Goytacazes!







Fonte: Blog Pense Diferente | Reprodução