quinta-feira, 30 de abril de 2015

DESCIDA DA SERRA DE PETRÓPOLIS TEM RETENÇÃO DE 200 M APÓS ACIDENTE


A descida da Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, apresenta cerca de 200 metros de retenção no início da tarde desta quinta-feira (30), por volta de 13h, após ter registrado aproximadamente sete quilômetros de congestionamento no início da manhã por causa de um acidente no Km 85 da BR-040. A pista chegou a ficar totalmente interditada na madrugada por mais de três horas e meia após uma carreta de grande porte bater na mureta de um viaduto, quebrar três eixos e ficar com oito pneus furados. O veículo transportava uma estrutra de aço de 50 toneladas e ficou atravessado na pista. Desde às 6h30, o trecho opera em meia pista.

A carreta era o último dos quatro veículos de grande porte que subiam a Serra pela pista de descida, em uma operação de reversão de mão realizada pela concessionária que administra a rodovia, a Concer. O acidente aconteceu por volta das 2h50 e, de acordo com a Concer, o motorista não se feriu. Um reboque superpesado da concessionária conseguiu arrastar a carreta para uma faixa da pista, liberando o trecho parcialmente.

Ainda de acordo com a Concer, não há previsão para retirada da carreta da pista, pois o veículo ainda será consertado por um mecânico e uma nova operação terá que ser realizada para que ela siga viagem.

A operação de reversão de pista na serra é necessária porque carretas com excesso de dimensão não conseguem trafegar pela pista de subida da Rio-Petrópolis, aberta em 1928 e que não apresenta acostamentos em sua extensão, sendo muito estreita para esse tipo de veículo de carga. A operação acontece, normalmente, nas madrugadas de terças e quintas-feiras.





Fonte: G1