quarta-feira, 29 de abril de 2015

AMIGO PET: PORQUE NÃO MEDICAR O SEU ANIMAL EM CASA



A automedicação tem sido um problema enfrentado pelos médicos já há algum tempo dentro da medicina humana, pessoas que acham saber a origem de suas patologias tomam medicações sem nenhuma orientação médica. Qual o problema das pessoas se automedicarem para a medicina veterinária? É que as mesmas pessoas que tomam medicações sem orientação médica também medicam os seus pets sem nenhuma orientação de um veterinário.


Na rotina do consultório veterinário nos deparamos frequentemente com animais medicados de forma indevida pelo proprietário ou até mesmo tendo medicações “prescritas” por pessoas que não são qualificadas para tal. 

Você pode estar se perguntando: “Mas qual seria o problema de eu fazer um analgésico para o meu bichinho com dor?” 

Algumas coisas precisam ficar bem claras aqui. 

É fato que dentro da prescrição veterinária utilizamos muitas vezes de medicações similares as medicações de uso humano, porém nem todas as medicações de uso humano são adequadas para o uso veterinário, podendo levar o animal a quadros de hipersensibilidade, intoxicação e até mesmo a óbito dependendo da medicação utilizada e da dose administrada. 

Entre as espécies animais existem particularidades, por exemplo, a medição que eu utilizo para o cão nem sempre pode ser utilizada para o gato. E também existem alterações entre indivíduos da mesma espécie, onde certas raças podem ser intoxicadas com determinadas medicações, ou até mesmo indivíduos com alguma doença sistêmica que seja limitante para a utilização de algumas medicações. 


Na medicina o tempo entre o diagnóstico de uma patologia e o início do tratamento correto é determinante para o sucesso do tratamento. Por isso, quando o seu amiguinho estiver doente não perca tempo e nem corra o risco de agravar o seu quadro tentando medicá-lo em casa, leve-o ao veterinário. 

E nunca esqueça que o médico veterinário é o único profissional capacitado a prescrever qualquer medicação para o seu animalzinho.