quarta-feira, 22 de abril de 2015

TEMPESTADE ALAGA RUAS CAUSA DESTRUIÇÃO E FALTA DE ENERGIA EM CAMPOS

(Foto: Carlos Eduardo)
Uma pancada de chuva com rajadas de vento que chegaram a 55km/h, na tarde de terça-feira (21), alagou ruas, destelhou casas e gerou queda de árvores, semáforos e placas em diversos pontos do município de Campos. Alguns bairros registraram, ainda, falta de energia elétrica. Moradores do distrito de Serrinha foram os mais prejudicados pelo temporal, que durou menos de 30 minutos. Apesar dos prejuízos e transtornos, ninguém ficou ferido.

No distrito, várias casas foram destelhadas pela ventania. “Em pouco tempo, várias residências foram destelhadas. Ficamos horas sem energia”, contou o morador Marcos Giovani Oliveira.

Entre os bairros que sofreram piques de energia ou ficaram sem luz estão o Centro, Turfe Clube, Pecuária e Parques Leopoldina, Julião Nogueira e São Caetano, além de Serrinha.

Na avenida 28 de Março, no cruzamento com a rua João Maria, mais um sinal de trânsito caiu, desta vez, com a ventania. O trânsito ficou tumultuado no local. Na mesma avenida, foram registradas quedas de outdoors e letreiros de lojas.

Árvores caíram e interromperam o trânsito em diversos pontos da cidade, entre eles, nas ruas Azevedo Lima, no Parque Leopoldina, e Godofredo Pinto, no Turfe Clube. Uma moradora do Turfe afirmou que a árvore é muito grande e antiga e que seus galhos ameaçam o telhado de sua residência e oferecem riscos a pedestres e motoristas que passam pelo local. Parte da árvore caiu na tarde de ontem, comprometendo a fiação da rua. “Já solicitamos à secretaria de Meio Ambiente a poda ou retirada da árvore e nada. Agora, aconteceu isso, ficamos sem energia, mas, graças a Deus, ela não caiu sobre uma pessoa. A Ampla que, às vezes, faz a poda dessa árvore”, afirmou Vera Gantant.

No Parque Leopoldina, duas árvores, que, segundo moradores, já estariam comprometidas, caíram, atingindo um carro que estava estacionado. Os moradores afirmaram, ainda, que alguns pedidos para cortar as duas árvores foram feitos à secretaria de Meio Ambiente, mas não foram atendidos. “As árvores que caíram traziam riscos aos pedestres, às crianças que brincam na rua, por isso, fizemos alguns pedidos à secretaria, e nos responderam que uma equipe técnica estaria vindo, mas isso não aconteceu”, disse o morador e comerciante do local Rogério Batista.

Outra árvore caiu próximo a um supermercado na rua dos Goitazazes, também atingindo um carro que estava estacionado.

Os pontos mais críticos de alagamento foram registrados na BR 101, avenida Espírito Santo, cruzamento da avenida Alberto Torres com a rua Rocha Leão e Beira-Valão próximo à ponte Leonel Brizola, onde os veículos encontraram dificuldades para transitar. Em vários pontos, os sinais de trânsito ficaram desligados por horas.

— Meu quiosque fica inalcançável toda vez que a BR 101 alaga. Esse trecho da pracinha da igreja de Nossa Senhora do Rosário é crítico. O comércio está aberto, mas não tem como os clientes entrarem — lamentou o comerciante Wilton Dias.

Segundo a Defesa Civil de Campos, uma chuva fraca era esperada para terça-feira e nenhum alerta para ventania ou ressaca foi emitido. “Estivemos com equipes nas ruas logo após a pancada de chuva. Recebemos alguns chamados para ver árvores que tombaram, interditando ruas, mas sem nenhum registro com vítimas ou desabrigados pelo volume da chuva”, disse o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira. O Corpo de Bombeiros também recebeu diversos chamados na terça após a chuva.

Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa da concessionária Ampla não havia enviado posicionamento sobre a falta de energia.

Clima — De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de pancadas de chuva com trovoadas quarta-feira (22) à tarde, com predomínio de sol pela manhã. A temperatura mínima prevista é de 24ºC e máxima de 28ºC.




Fonte: Folha da Manhã