sábado, 18 de abril de 2015

" DEVERIA EXONERAR TODOS", ECONOMISTA CRITICA NECO POR GASTOS EM PERÍODO DE CRISE

(Foto: Ralph Braz)
O Economista, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Alcimar das Chagas Ribeiro, publicou em sua página na maior rede social do mundo [Facebook] sua opinião com relação ao discurso feito pelo Prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), no último sábado (11), durante cerimônia de 'inauguração' dos semáforos do município.

Neco disse desconhecer a crise no país até a data de lançamento do verão, que, no caso, foi em 02 de dezembro de 2014. Neco disse, também, que ninguém do seu governo é vidente e que não tinha como, portanto, prever a crise que assola os municípios produtores de petróleo desde junho de 2014.

"Se eu soubesse, antes da programação do verão, que iria ser esta crise, porque ninguém é adivinha [vidente], a gente não sabia da situação que estava passando o nosso país, se eu soubesse, tinha encurtado um cado o custeio do verão, encurtamos bastante, foi um verão excelente, mas um dos verão [verões] que gastamos meno [menos], dentro do município de São João da Barra, mas eu tinha encurtado, gastado menos ainda", disse Neco.

De acordo com a publicação do Economista, a crise do petróleo iniciou em junho do ano passado e a queda do preço do barril do petróleo foi de aproximadamente 50%.

"O preço do barril de petróleo vem caindo fortemente desde junho de 2014. A queda foi de aproximadamente 50%, fato que afetou fortemente os municípios produtores de petróleo. Nessa ótica, o orçamento para 2015 [de São João da Barra] também não levou em consideração a tendência da conjuntura econômica para 2015", disse Alcimar.

'DEVERIA EXONERAR TODOS' - Diante da crise econômica (Brasil e mundo), hídrica (São Paulo e Rio de Janeiro) e do petróleo (no Brasil, porém, mais especificamente no Norte do Estado do Rio), constantemente informadas, divulgadas e reproduzidas por televisão, jornais, rádios, sites de todo país e mundo, desde o ano passado, além da crise política, que nos tempos modernos teve seu marco em junho de 2013, quando 'o gigante acordou' e foi para as ruas, o Economista Alcimar Ribeiro detonou o Prefeito Neco e sua administração desatenta.

"Na minha opinião, o prefeito [Neco] deveria exonerar todos os secretários, já que ficou evidente a incompetência generalizada dos seus assessores", concluiu.

CIRCUITO JUNINO - O Prefeito Neco, também em seu discurso, disse que a população de São João da Barra deve compreender que, diante da crise, o Circuito Junino, tradicional festa do município, em junho, quando ocorrem os festejos em homenagem a Santo Antônio (12), aniversário da cidade (17), padroeiro do município - São João Batista (24) e São Pedro (29), deverá ser sem nenhum show nacional. O que espanta no discurso do Prefeito, é falta de informação. Neco diz que somente terá show nacional se a crise passar, entretanto, o painel econômico do país e as previsões são de que a crise deve durar mais um ou dois anos.

"Quero pedir compreensão a população de São João da Barra, se não tiver recurso e se a crise continuar, lá para junho e julho, eu não vou fazer Circuito Junino com show nacional, não. Pois eu quero, em primeiro lugar, é a saúde, a educação e manter os salários dos funcionários públicos. Eu não vou atrasar salário de funcionário público", declarou Neco.

CRISE NO BRASIL - De acordo com a revista Veja, o elevado gasto do Governo Dilma simplesmente destruiu a austeridade fiscal. As metas de superávit primário têm sido sistematicamente descumpridas. O crescimento econômico do Governo Dilma é o menor desde a Era Collor e a inflação foge do controle – já estaria beirando os 10% ao ano não fosse a gasolina e a energia elétrica.

Recentemente o Prefeito Neco foi com mais de 20 Prefeitos da região NNF a uma reunião com Eduardo Cunha, Presidente da Câmara Federal, se inteirar da crise no Brasil.

"O Eduardo Cunha passou a situação que está o Brasil. Tudo que a gente vai pedir, só diz que não tem dinheiro. Se a gente parte [para pedir dinheiro] para o Estado, não tem dinheiro. Então nós estamos enfrentando a maior crise nacional. Mas podem ter certeza de uma coisa, nós trabalhamos nossos primeiros 02 anos com pulso firme, com a mão fechada", concluiu o Prefeito de São João da Barra.

DISCURSO NA ÍNEGRA - O vídeo do discurso do Prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), de São João da Barra, pode ser visto na íntegra clicando aqui. Estavam presentes na cerimônia o Secretário de Fazenda do município Edson Cláudio, a Secretária de Saúde Denise Esteves, o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer Jorge Ribeiro, a Secretária de Educação e Cultura Leide Cristina, entre outros. Também os vereadores Kaká, Eziel Pedro e Elisio Rodrigues.






Fonte: Portal OZK