sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VOLUME DE ÁGUA LIBERADO POR SP AO PARAÍBA DO SUL VOLTA AO NORMAL

(Foto: Ralph Braz)
Um boletim da Agência Nacional de Água (ANA) divulgado na quinta-feira mostra que a vazão de água liberada pelas represas paulistas no Rio Paraíba do Sul voltou aos patamares normais anteriores ao corte unilateral anunciado pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Na semana passada, a companhia paulista havia reduzido a vazão da Represa Jaguari de 30 m³/s para 10 m³/s colocando em risco o abastecimento de água de cerca de 15 milhões de pessoas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Pelos dados a ANA, a regularização do sistema se deu com o aumento em 19 m³/s na vazão da Represa Paraíbuna, que também alimenta o Rio Paraíba do Sul, passando de 61 m³/s para 80 m³/s. A Cesp não confirma a mudança no sistema que afasta, temporariamente, o risco de desabastecimento para cerca de dez milhões de pessoas no Rio de Janeiro.

A quantidade de água liberada ao Rio Paraíba do Sul voltou aos patamares anteriores a interferência do sistema — cerca de 90 m³/s. A compensação já consta em boletins oficiais da Agência Nacional de Águas (ANA).

Desde a semana passada, a companhia e o Governo de São Paulo estavam sendo pressionados por decidirem, unilateralmente, o corte na vazão de água ao Paraíba do Sul. A redução gerou uma crise federativa e levou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a notificar a companhia energética paulista a regularizar o fornecimento.










Fonte: O Globo