quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CAMELÔS PREOCUPADOS COM ANDAMENTO DAS OBRAS NO MERCADO

(Fotos: Ralph Braz)
O espaço destinado para instalação do novo Shopping Popular Michel Haddad está em fase de terraplanagem. Para os ambulantes, que estão provisoriamente no Parque Alberto Sampaio, a falta de um prazo específico para retorno ao local de origem causa apreensão. Outros preocupados com o andamento das obras são os feirantes que atuam no entorno do Mercado Municipal.

Há quase seis meses no estande provisório, o vendedor Édson Pedrosa disse que, pelo projeto apresentado pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), o novo espaço deve ser entregue aos permissionários no ano que vem. “O que a gente sabe é que as obras estão em fase de terraplanagem. Só isso”, afirmou.


Não é só a questão do novo espaço que preocupa os ambulantes. De acordo com a vendedora Letícia Souza, desde que foram realocados no espaço provisório, as vendas não melhoraram. “A gente não sabe de nada sobre a reforma. O que dá pra saber é que caiu bastante o movimento desde que a gente veio para cá. As vendas caíram bastante”, disse.

Já o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes do Shopping Michel Haddad, Frederico dos Santos, afirmou que todo o processo está sendo acompanhado pela entidade e a Codemca tem informado todos os passos. “A Codemca tem mostrado como vai ficar o novo shopping popular aos ambulantes. Surgem muitos boatos, mas os que nos passam de oficial é que está tudo caminhando bem. A gente tenta acalmar o pessoal”, destacou.


Outros que estão apreensivos com a realocação são os feirantes. Atualmente eles trabalham na área do entorno do Mercado Municipal, mas a prefeitura já constrói um espaço provisório onde eles ficarão até reforma do mercado municipal. O feirante Samuel Rodrigues, que há 33 anos trabalha no mesmo local, acredita que a mudança será prejudicial ao comércio. “Pelo que a gente vê das obras, a mudança só vai acontecer ano que vem e isso vai ser muito ruim. A gente sabe que vai pra lá (provisório) e depois não sabe o que acontece”, comentou.

O presidente da Codemca, Wainer Teixeira, afirmou que foram constituídos representantes de todas as categorias e que o projeto está sendo apresentado aos permissionários. Segundo ele, as discussões procuram atender as necessidades dos ambulantes, sem modificar o projeto do Mercado. Wainer não estipulou prazos para o fim das obras. “Não depende só de nós. Está tendo uma grande obra de dragagem e rede de esgoto. São mais de três mil pessoas trabalhando ali. Tudo é grande, até o espaço provisório”, disse.

Além dos permissionários do Shopping Michel Haddad, o novo espaço vai receber os ambulantes que atuavam no Centro de Campos e foram realocados no Parque Alberto Sampaio. A mudança dos ambulantes da área central é para atender a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito entre a prefeitura e o Ministério Público, a partir de ação movida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em 2006, alegando concorrência ilegal.




Fonte: Folha da Manhã