sexta-feira, 22 de agosto de 2014

CARLA MACHADO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BARCELOS E VOLTA A CONTESTAR GOVERNO

(Foto: Elis Gomes |  Ascom)
Uma audiência pública para planejar o orçamento de 2015 foi realizada em Barcelos, 6° Distrito de São João da Barra, na noite desta quinta-feira, 21. O objetivo é que a população dê sugestões a cada tema abordado. O prefeito José Amaro de Souza, Neco não esteve presente. Por telefone, disse estar no Rio de Janeiro para resolver assuntos relacionados à salinização da água. Na última audiência pública, em Sabonete, o prefeito atribuiu a culpa por problemas que acontecem na administração municipal ao governo de Carla Machado. Após debates em rede social, Carla compareceu à audiência desta quinta. 

(Foto: Ralph Braz)
A ex-prefeita do município, Carla Machado, candidata a deputado estadual pelo PT, disse algumas palavras sobre a Saúde do município. “Pesquisas mostram que uma das maiores demandas é a Saúde, não diferente da minha gestão, mas deixamos um legado que é o Centro de Emergência, que não se compara a muitas clínicas particulares e só precisa de gestão. Deixamos cinco ambulâncias com UTIs zeradas, serviço de ortopedia, farmácia popular, ampliamos os itens da farmácia básica em quase 100%, deixamos a saúde encaminhada. Hoje, o que vemos infelizmente são pessoas tendo que ir para Itaperuna com caso de urgência e emergência, há 200 km daqui, e ficam à mercê da sorte. A prefeitura de São João da Barra é devedora do Hospital Dr. Beda, do Pronto Card, na nossa gestão não era feito distinção de pobre, rico ou de partido. Se conseguisse a negativa do SUS a gente mandava internar e ninguém ficava sem atendimento”.


Carla explicou porque decidiu está presente na audiência. “Estou aqui hoje, porque meu nome foi muito ventilado na última audiência que teve em Sabonete. É muito fácil falar de corpo ausente. Eu acho uma covardia, como se diz que recebeu um abacaxi de um governo que fez parte e que muitos colegas ainda fazem parte, acho uma tremenda covardia, estou aqui para saber que abacaxi é este, se deixei R$ 87 milhões em caixa, R$ 16 milhões em destinação. O orçamento não diminuiu, no ano passado foi maior, arrecadou mais. Tem que terminar as unidades médicas de famílias que iniciamos e que deixamos dinheiro para terminar”. 

Ainda em seu discurso, Carla deixou questionamentos a mesa. “E essas parcerias tão importantes do passado onde salvamos vidas? E o serviço de ortopedia tão importante para o município? Home Car? Quando que esse abacaxi vai ser descascado e fazer o povo feliz?


A ex-prefeita terminou suas considerações recebendo aplausos da população que assistia à audiência. A secretária de Saúde, Denise Esteves, respondeu sobre a Santa Casa de Campos, e disse que não pode ser feito um convênio por problemas jurídicos com a unidade. “O Ferreira Machado está com uma grande demanda e não está tendo capacidade de absorver todos os pacientes de trauma da região, estamos discutindo este assunto a nível de região. E sobre a ortopedia, a partir desta semana estaremos retomando as cirurgias eletivas e as consultas de ortopedia na Santa Casa”.

Além da Saúde, a população mostrou muita insatisfação com o transporte público feito pela Autoviação Sanjoanense Campustur, principalmente com as linhas intermunicipais. Usuários do transporte estão tendo problemas com a demora dos ônibus, ou em muitas vezes a falta do veículo sem aviso.




Fonte: SJB online