sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ANVISA PROÍBE VENDA DE LOTE DE ÁGUA SÃO LOURENÇO



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização, em todo o país, de um lote de água mineral natural da marca São Lourenço, produzido pela Nestlé.

De acordo com resolução publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (15), testes identificaram a presença da bactéria "Pseudomonas aeruginosa" acima do limite estabelecido na legislação sanitária. A medida tem validade imediata.

O lote atingido é o 32966047S1, da embalagem de água sem gás de 300 ml, produzido em outubro de 2013, com validade de 23/10/2014.

Segundo a Anvisa, a amostra da água foi coletada pela Vigilância Sanitária de Campinas após denúncia de um consumidor que relatou "gosto estranho" do produto.

"A Pseudomonas aeruginosa causa alterações de odor e sabor nos alimentos, mas normalmente não representa risco preocupante à saúde da população em geral. No entanto, em crianças, gestantes e pessoas com sistema imunológico fragilizado, a bactéria pode causar infecções", disse a Anvisa, em nota.

A Anvisa informou que a vigilância sanitária de Minas Gerais, onde está localizada a fábrica do produto, já foi acionada para adotar as medidas necessárias junto à empresa. O recolhimento do lote é de responsabilidade do fabricante, segundo a agência.

A Nestlé informou, em comunicado, que já suspendeu a distribuição e comercialização do lote "ainda que controles internos, confirmados por análises realizadas em laboratório certificado pelo Inmetro, em diversas amostras do mesmo lote, não tivessem apontado nenhuma desconformidade com a legislação vigente".

Confira a íntegra da nota divulgada pela Nestlé:

"Em relação à resolução da Anvisa publicada hoje no Diário Oficial da União, a Nestlé Waters informa que desde que recebeu o primeiro contato da autoridade sanitária, em fevereiro/14, informando sobre alteração de parâmetro no lote 32966047S1 da Água São Lourenço Natural Sem Gás 300 ml, produzido em outubro de 2013, tomou a decisão de suspender imediatamente a distribuição e comercialização do referido lote. A medida foi tomada ainda que controles internos, confirmados por análises realizadas em laboratório certificado pelo Inmetro, em diversas amostras do mesmo lote, não tivessem apontado nenhuma desconformidade com a legislação vigente.

A empresa reitera que a segurança e a qualidade de seus produtos são prioridades inegociáveis, razão pela qual adota rígidos padrões e controles em todas as etapas dos processos de fabricação.

Para o esclarecimento de dúvidas ou informação adicional, a empresa coloca à disposição dos consumidores os canais do Serviço Nestlé ao Consumidor e o telefone 0800 979 1819."




Fonte: G1