quarta-feira, 27 de agosto de 2014

BEBÊ DE CINCO MESES MORRE POR FALTA DE PEDIATRIA EM HOSPITAL DE CAMPOS

(Foto: Reprodução\ Terceira Via)
A pequena Emily Vitória dos Santos Freire, de apenas cinco meses, morreu na madrugada desta quarta-feira (27 de agosto), no bairro da Tapera, em Campos. A família da criança acusa a falta de pediatras no Hospital de Ururaí como o principal motivo da morte.

De acordo com a mãe da menina, a dona de casa Tatiana da Conceição Freire, no último sábado (23), não havia médico pediatra na unidade de saúde, o que segundo ela, teria contribuído para a morte da filha.

Tatiana conta que Emily começou a ter febre na sexta-feira (22). Ela deu um antitérmico para a filha e, no sábado pela manhã, foi até Ururai, mas voltou para casa sem atendimento médico porque não havia um pediatra de plantão.

Questionada sobre o porquê de ela não ter levado a filha outras vezes ao Hospital de Ururaí ou em outros hospitais da cidade, Tatiana foi enfática. “Porque aqui não temos ambulância. Se quisermos ir para qualquer lugar, seja por qualquer problema de saúde, temos que pagar um carro particular que cobra, em média, R$ 30,00”, acrescentou.

A Polícia Civil abrirá inquérito para investigar se houve negligência ou maus tratos na morte de Emily. Na manhã desta quarta, peritos estiveram na casa da criança.

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura confirmou que não havia pediatras no Hospistal de Ururaí. Segundo o texto, o plantão de pediatria, aos finais de semana, está concentrado no Hospital Geral de Guarus. Todos os casos de urgência pediátrica estão sendo encaminhados para lá. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vem chamando médicos aprovados em concursos, na tentativa de suprir outras unidades com pediatras, aos finais de semana. Durante a semana as Unidades Pré-Hospitalares da FMS contam com plantões de pediatria e com atendimento ambulatorial na área.

Já em relação a falta de ambulância dita pela mãe da criança na reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que a informação não procede. A Unidade Pré-Hospitalar de Ururaí dispõe de duas ambulâncias e a UBS Tapera também dispõe de uma ambulância.

Ambas estão atendendo a população normalmente todos os dias da semana. O transporte poderia ter sido acionado tanto no sábado, quanto no domingo, na segunda e na terça, o que não aconteceu. Todas as UBS dispõem de pediatra, com atendimento ambulatorial de segunda a sexta, conforme determina o Ministério da Saúde.



Fonte: Terceira Via