quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EXPOSIÇÃO " O MERCADO E O TEMPO" NO IFF ATÉ 27 DE AGOSTO

(Foto: Ralph Braz)
O espaço não é grande, mas suficientemente capaz de abrigar parte importante da História do Mercado Municipal de Campos. Quem visita a exposição itinerante O Mercado e o Tempo, atualmente no Espaço Raul Linhares, do IFF, campus Campos-Centro, dificilmente sai da mesma maneira que entrou. 

Realizada pelo Sesc, a exposição amplia os conhecimentos dos visitantes sobre este tradicional reduto campista de compra e venda, desde sua criação, em 1921, suas localizações ao longo do tempo, passando por detalhes da arquitetura, o movimento comercial, a sociedade da época e a forte cultura popular presente naqueles corredores que agregam tanta variedade de produtos e personagens interessantes. 

Elisael Pereira Barros e Ângela Codeço, responsáveis pelo projeto de pesquisa e criação, sabiam muito bem o que estavam fazendo quando criaram os painéis interativos da exposição. Como mágica, os seis painéis (12 se considerarmos frente e verso), se multiplicam ao toque do visitante e saltam para 24, num divertido jogo de sobreposição de planos. Neles, estão textos sucintos e verdadeiras raridades em forma de fotografia. São imagens do Centro de Memória Fotográfica de Campos - IF Fluminense e do acervo dos pesquisadores Leonardo de Vasconcellos e João Pimentel. 


Medindo 80X80, os painéis também trazem cópias de relíquias como um mapa de 1858, um recorte ampliado do Jornal Monitor Campista, além de fotos atuais, artísticas, feitas pela própria dupla: imagens panorâmicas, fotos do entorno, detalhes da arquitetura, as coloridas guias dos rituais afro, imagens da feira livre, o relógio e uma série de registros.

Elisael conta que o mergulho na história do Mercado Municipal começou quando ele e Ângela escolheram o tema como TCC para o curso de Tecnólogo em Design Gráfico. - A base do nosso texto foi uma dissertação de Mestrado em Políticas Sociais do pesquisador e historiador Carlos Freitas. A exposição tem cunho educativo. A ideia principal é passar informações sobre a história e importância do Mercado - conta Elisael.


A partir daí, ele e Ângela passaram a frequentar o local, num trabalho de campo minucioso que resultou em uma exposição criativa e informativa. - Fiquei impressionada com a fidelidade dos frequentadores do Mercado. Tem pessoas que vão ali todos os dias, há anos, como se fosse algo sagrado - observa Ângela, que destaca o caráter multidisciplinar da exposição, dando margem a trabalhar temas como, por exemplo, o sincretismo religioso. 

A exposição do Sesc contempla escolas públicas, municipais, estaduais e federais e já foi apresentada no Instituto Superior de Educação Aldo Muylaert (Isepam) e nas escolas Maria Lúcia e 29 de Maio. No IFF, ela poderá ser visitada até o dia 27 de agosto. O local funciona nos turnos da manhã, tarde e noite.


Desdobramentos - Nesta quinta, às 19h30, no Auditório Miguel Ramalho (no IFF), o Mercado Municipal será tema de palestra com a arquiteta Ana Luiza Parente, formada pela PUC Rio. Paralelamente, Elisael e Ângela captam recursos para a edição de uma obra sobre o tema. Enquanto não conseguem parceiros para transformar em livro esse apaixonante capítulo da história da cidade, a dupla segue apresentando a exposição O Mercado e o Tempo, mostrando que nem mesmo o tempo é capaz de apagar tanta história.



Fonte: O Diário