segunda-feira, 25 de agosto de 2014

1º CARREGAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO CHEGA AO PORTO AÇU

(Foto: Reprodução | Blog Roberto Moraes)
A Anglo American anuncia que o comissionamento do Projeto Minas-Rio continua a alcançar metas importantes para a realização do primeiro embarque de minério de ferro no final de 2014. Como parte do cronograma de testes e de comissionamento do empreendimento, a empresa confirma que foi realizada ontem, dia 24 de agosto, a chegada segura ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro, da primeira polpa de minério bombeada por meio do mineroduto de 529 km e provenientes da mina e da planta de beneficiamento, em Minas Gerais. As operações do terminal de minério de ferro do Porto do Açu são gerenciadas pela joint-venture Ferroport, com participação de 50% da Anglo American e 50% da Prumo Logística. 

Como confirmado ao mercado no dia 25 de julho de 2014, a Anglo American está no processo final para a realização do primeiro embarque do Projeto Minas-Rio no final de 2014. Nos próximos meses, todo o trabalho de comissionamento e de testes continuará a ser realizado na mina, planta de beneficiamento, mineroduto e nas instalações do porto para garantir a entrega segura do empreendimento.

Sobre o Projeto Minas-Rio

Principal projeto mundial da Anglo American, o Minas-Rio está em fase de obras e atingirá, em sua primeira fase, uma capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. O empreendimento inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João de Barra (RJ).

Sobre a Anglo American

A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.

A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders - investidores, clientes, parceiros e empregados - para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.

Sobre a Prumo
A Prumo desenvolve um dos principais empreendimentos portuários do País, o Porto do Açu. Com uma solução logística competitiva e integrada, o Porto conta com dois terminais portuários, 17km de cais e atuais 18m de profundidade, chegando a 23m na 2ª fase. O Porto já está pronto e em operação com a atividade de alguns dos seus clientes, localizados no entorno do canal do Terminal 2. No empreendimento são movimentados petróleo, carga de projeto, minério de ferro, carvão, veículos, grãos, granéis sólidos e líquidos e carga geral.

Localizado estrategicamente no norte do estado do Rio de Janeiro, o Porto do Açu está a aproximadamente 150km da Bacia de Campos, e é o ponto mais perto dos principais campos de petróleo hoje em operação no Brasil. Essas características fazem do Porto do Açu a melhor alternativa para toda a indústria de O&G.




Fonte: Ascom Prumo