(Fotos: Ralph Braz) |
São João da Barra foi o primeiro município no estado do Rio de Janeiro a construir passarelas de acessibilidade.
Todo o conjunto faz parte do projeto Praia Acessível, que foi feito com o objetivo de iniciar um projeto de ampliação do turismo aos portadores de necessidades especiais.
São João da Barra possui quatro passarelas de acessibilidade ( Três em Grussaí e uma em Chapéu do Sol) que permitem aos portadores de necessidades especiais chegarem à beira-mar. Além das passarelas a é colocado à disposição de quem precisar, cadeiras anfíbias e monitores. O conjunto de passarelas tem ainda um quiosque, onde ficam as cadeiras, rampas de acesso e piso especial para deficientes visuais, facilitando ainda mais o acesso à praia.
As passarelas foram feitas e entregues no governo da ex- prefeita Carla Machado, que na época destacou a importância das passarelas e disse que o município é reconhecido por ter realizado um grande trabalho de acessibilidade. "Essa é a verdadeira essência. Inaugurar uma obra simples, mas de grandiosidade. É uma obra de grande importância porque permite o direito a todos".
De acordo com um dos colaboradores do projeto Praia Acessível, Maurício Ribeiro Pedra, 25, o fluxo de cadeirantes aumenta no verão. Além disso, explicou que os colaboradores que prestam serviço trabalham por escala – trabalha um dia e folga outro.
— Há dias no verão que transportamos oito cadeirantes à orla. Algumas vezes esperamos e outras vezes, eles nos ligam para buscá-los. Acredito que este projeto é um dos mais enriquecedores da cidade, porque promove lazer a todos. Tenho um tio que precisa desta assistência — destacou.
Maurício lembrou que, diversas vezes, os familiares das pessoas que precisam deste cuidado pensavam que o trabalho era custeado. “Houve dias que as pessoas queriam nos pagar, porque pensavam que ganhávamos cada vez que levássemos alguém até à praia”.
Fonte: Blog Pense diferente