(Fotos: Petrópolis Times) |
A maior e mais esperada festa de Petrópolis começou na sexta-feira (27/06) às 18 horas. Ao comemorar sua emblemática 25ª edição, a Bauernfest se renova, unindo passado e futuro na programação. Na segunda maior festa alemã do Brasil, vão estar, lado a lado, a tradição herdada dos colonos germânicos de Petrópolis e a modernidade da vida na Alemanha de hoje, encantando e divertindo um público que cresce sempre, a cada ano. Moradores da cidade, visitantes de todo o País e de todo o mundo estão sendo esperados nesta comemoração e, em clima de Copa, vão se divertir como nunca em uma celebração que será internacional e inesquecível.
Novidades
Neste ano, a festa cresceu, ampliando sua área. A Casa da Educação Visconde de Mauá, na Praça da Confluência, vem se juntar ao Palácio de Cristal, seu jardim e à Casa do Artesanato, na Rua Alfredo Pachá, abrigando diferentes atividades e espaços. Em 2014, a programação traz três grandes novidades. A primeira é que, além das polcas, valsas e “hailanders” tradicionais nos bailões animados por bandas no Palácio de Cristal, o público terá agora uma moderna opção de dança ao som da música eletrônica, com horários e repertório musical direcionados às diferentes faixas etárias – dos adolescentes aos veteranos da Feliz Idade. Dentre os DJs que se apresentam, um destaque internacional: o alemão Holger Beier, ícone desse estilo de música no mundo inteiro.
Um gesto de saudação muito especial do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro traz a segunda novidade diretamente do Leme, da exposição “Buddy Bears - A Arte da Tolerância". A exposição é constituída de esculturas de ursos com 2m de altura cada, que representam diferentes países e são pintados com motivos culturais por artistas locais. Nesta edição, um dos ursos, “Integração”, vem diretamente da orla carioca para a serra, participar da festa como um verdadeiro embaixador. “Buddy Bears - A Arte da Tolerância" representa um movimento cultural vigoroso surgido em Berlim, em 2001, com o propósito de promover maior entendimento entre os povos do mundo através da arte. A exposição já passou pelos cinco continentes e está em sua 26ª edição.
Outra novidade desta Bauernfest surge por conta da Copa do Mundo. Um telão, na área principal da festa, transmitirá os jogos. Assim, todos os torcedores continuarão antenados no maior acontecimento esportivo mundial do momento. Com a festa já rolando com cerveja – industrial ou artesanal – salsichão, chucrute e outras delícias alemãs, o futebol promete animar mais ainda o evento.
Tradição Renovada
Também as exposições culturais ganharam mais espaço neste ano. Agora são três, também colocando em foco passado, presente e futuro: “Consumo Sustentável”, promovida pela Consulado Geral da Alemanha; “Volkstanz – O Olhar Folclórico sobre a Saga dos Colonizadores", promovida pela Associação de Grupos Folclóricos da Alemanha; e “25 Anos da Bauernfest: Memória e Tradição”, mostra fotográfica produzida pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo.
Cultivada com o prazer e a garra de sempre, a tradição irá encantar como nunca, nas apresentações artísticas, culturais e de lazer. Em todas aquelas inúmeras e variadas opções que o público conhece e quer reencontrar a cada edição da festa: apresentações dos grupos de danças folclóricas alemãs, shows musicais, concertos, apresentações teatrais e circenses, bailão animado pelas bandas germânicas e sua música contagiante, concursos (Chopp em Metro, Chapéu Mais Enfeitado e Poesia) e filmes alemães, além das barracas de artesanato, de comida típica, muito chope e cerveja – incluindo as artesanais. E ainda tem as oficinas de gastronomia alemã e de harmonização das cervejas, oferecidas pelo Senac.
A entrada é gratuita, para todas as atrações. A abertura será às 18h desta sexta-feira e os horários de funcionamento vão das 10h às 24h aos sábados e domingos, e das 17h às 22h de segunda a quinta-feira. A 25ª Bauenrfest só terminará às 24h do dia 6 de julho. Confira a programação completa da festa no site www.petropolis.rj.gov.br. É possível obter mais informações no Disque Turismo - 0800 024 1516.
Fonte: Jornal Petrópolis Times